Os 19 radares instalados em cruzamentos de ruas de Curitiba que verificam, além do excesso de velocidade, o avanço do sinal vermelho e a parada sobre a faixa de pedestre, começam a multar na semana que vem. O dia certo ainda será definido pela Urbanização de Curitiba (Urbs). Apesar de já estarem instalados, passavam pelos últimos ajustes. Avançar o sinal vermelho é infração gravíssima, que dá sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54. Estacionar sobre a faixa de pedestre é infração grave, cinco pontos na carteira e R$ 127,69 de multa.
A previsão da Prefeitura de Curitiba é ter 70 cruzamentos com este tipo de equipamento — que registram as três infrações. No total, as ruas de Curitiba terão instalados neste ano 140 equipamentos de fiscalização. Até o momento são 67 equipamentos já ligados e aferidos, sendo 48 apenas de registro de velocidade.

Os locais escolhidos para a implantação do radar com as três funções se deu por estatísticas. Segundo a Urbs o critério é o de prevenir acidentes, logo, os radares são instalados  nos locais com maior potencial de risco ou de infrações. Boa parte dos radares que fiscalizam as três infrações estão em cruzamentos com canaletas do ônibus expresso.
Mas o motorista tem que prestar atenção na sinalização existente alertando a presença de fiscalização. É que a partir deste ano há pontos com limite menor do que o costumeiro. A Urbs está instalando radares onde o limite de velocidade é de apenas 40 km/hora, difertente do que estava habituado o curitibano — até então os radares estavam em vias com limite de 60 km/h e de 70 km/h.
O primeiro radar com limite de 40 km/h foi o da avendia Sete de Setembro com a José de Alencar, no Cristo Rei. Os próximos lotes incluem radares de fiscalização de velocidade, parada na faixa de pedestres, avanço de sinal e conversão proibida que serão instalados em cruzamentos de avenidas com canaletas e onde a velocidade máxima também é de 40km/h. À exceção da Linha Verde, onde o limite de velocidade é de 70km/h, em todas as avenidas em que há canaletas o limite é de 40km/h.

De madrugada — Os radares que registram o avanço de sinal, velocidade e parada sobre a faixa de pedestre, contudo, podem ser complacentes nas madrugadas. Existe a intenção da Urbs de tolerar certos avanços de sinal como medida de proteção aos motoristas entre a meia-noite e as seis horas.
Mas não quer dizer que o avanço do sinal vermelho estará permitido nas madrugadas. As imagens das câmeras serão analisadas, e só serão perdoados os motoristas que comprovarem que reduziram a velocidade no cruzamento, verificaram a passagem de outros carros que tinham o sinal aberto, e só depois iniciaram o avanço.
A relação completa dos endereços onde estão instalados os equipamentos e em funcionamento está disponível no site da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e da Prefeitura de Curitiba.