O tratamento com antirretrovirais nas primeiras semanas de vida pode salvar 50% dos bebês que morrem antes de completar dois anos de idade por causa da aids e evitar mais de 30% das mortes das crianças com menos de um ano. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentada durante a Conferência Internacional sobre Aids, realizada em Viena, Áustria.

A OMS recomenda que o teste de HIV seja feito entre a quarta e a sexta semanas depois do parto. Nos casos de diagnóstico positivo da doença na criança, o tratamento deve começar de imediato.

De acordo com a organização, uma pequena parcela dos bebês com um ano de vida têm acesso ao tratamento antiaids, porque o diagnóstico é tardio. Os últimos dados da OMS mostram que 355 mil bebês no mundo tomavam os medicamentos contra o vírus HIV em 2009, contra 276 mil em 2008.

Para reduzir o número de casos de transmissão vertical (de mãe para filho), a OMS propõe que as mulheres com HIV recebam os antirretrovirais durante a gravidez, o nascimento e a amamentação. Anualmente, cerca de 400 mil bebês são infectados pela mãe.