A taxa de incidência média da aids em Curitiba recuou vertiginosamente em uma década. Atualmente a taxa média é de 10,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes (dados preliminares de 2010). Há dez anos era de 41,7 infectados por 100 mil. Segundo acompanhamento do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, há em Curitiba 11.020 pessoas vivendo com HIV/Aids. Este 1º de dezembro é marcado como o Dia Internacional de Luta contra a Aids.
A comparação entre os anos mostra o avanço das ações de prevenção. No caso de Curitiba, o diagnóstico precoce no pré-natal, o programa Mãe Curitibana, bem como o debate sobe o tema nas escolas e nos grupos de adolescentes formados nas unidades de saúde ajudam a explicar a redução. O dado local segue a mesma direção do que ocorre no mundo.
Um relatório divulgado na semana passada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) mostra que as novas infecções por HIV em todo o mundo caíram 20% nos últimos dez anos. Em 2009, foram registrados 2,6 milhões de novos casos contra 3,1 milhões em 1999. No Brasil estima-se que sejam 630 mil pessoas infectadas pelo HIV. A Secretaria de Estado da Saúde estima em torno de 21 mil pessoas com o vírus atualmente no Paraná.

Jovens — Contudo, a análise da distribuição de casos mostra que a dos jovens já é segunda da cidade, precedida apenas pela faixa 25-50 anos. Se Curitiba tem 11.020 pessoas vivendo com HIV/Aids,  dessas, 1.545 têm entre 14 e 19 anos. Dos 7.293 homens nessa condição, 819 pertencem à faixa etária. Entre as mulheres, 726 das 3.727 são adolescentes.
Até por isso, neste Dia Internacional de Luta contra a Aids o público-alvo é o de adolescentes. A Secretaria Municipal de Saúde promove atividades de prevenção e orientação em todas as unidades de saúde e na tenda que funcionará na Boca Maldita, das 10 às 17 horas, em parceria com as 23 organizações não-governamentais que militam no setor.
Nas unidades de saúde as abordagens serão feitas por adolescentes. É o caso da Unidade Vitória Régia, na CIC, onde o grupo de protagonismo juvenil preparou um mural com orientações sobre aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST). O trabalho poderá ser visto pelos usuários que passarem pelo local, enquanto aguardam atendimento.

Campanha — No começo deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde lançou a campanha de testagem rápida Fique Sabendo!. A campanha segue até o dia 18 de dezembro, e pretende chegar ao final com 70 mil testes rápidos, onde o resultado sai em dez minutos. Eles estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de 180 municípios do Paraná. Nos municípios em que não houver testagem rápida, o teste convencional poderá ser feito e o resultado sairá em três dias.
A campanha de testegem é importante porque estima-se que para cada soropositivo existam outros cinco infectados com o vírus sem saber. No Paraná a doença é mais evidente na faixa etária de 20 a 34 anos, o que corresponde a 51,8% dos casos. Se o resultado do teste rápido for positivo, a pessoa será encaminhada para refazer o teste da forma convencional. Para auxiliar na testagem rápida a Secretaria da Saúde capacitou 410 profissionais para atuar em todo o Paraná.