O fim de ano está chegando, e com ele o verão, as festas de confraternização, férias e idas à praia. É uma época, sem dúvida, muito esperada e que deve ser devidamente curtida. Mas, para que tudo corra bem, sem transtornos para a saúde, algumas precauções são necessárias – em especial para as gestantes.

A seguir, a médica ginecologista e obstetra, especialista em Histeroscopia e titulada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Barbara Murayama, que está grávida de 33 semanas, dá algumas dicas importantes:
 
Preparativos
Todas nós queremos e precisamos fazer muitas comprinhas, e para tanto muitas caminhadas em shoppings e lojas de rua são necessárias. É importante manter-se bem hidratada (tenha sempre uma garrafinha de água à mão) e alimentada. Não descuide dos lanchinhos a cada três horas, sempre com alimentos leves e saudáveis.

Com o calor – que nós sentimos dobrado -, a pressão arterial da gestante, que já costuma ser mais baixa, normalmente, pode ficar ainda mais baixa e provocar mal estar e até desmaio. Então, vá às compras com roupas leves e sapatos baixos e confortáveis. E não esqueça de passar muito protetor solar.

O ideal é não sair sozinha, pois, se algum imprevisto acontecer, você tem a quem recorrer. E, quando chegar em casa, repouse um pouco: por as pernas para cima evita o inchaço delas. Se possível, aproveite e tire um bom cochilo.
 
Nas ceias
Comprinhas feitas, casa arrumada… Chegou a hora das ceias de Natal e Réveillon. Dezenas de quitutes, delícias que só passam pela nossa frente nessa época do ano. Mas atenção. Mesmo que sua gestação esteja transcorrendo sem problemas, não abuse nem coma por dois. Por outro lado, não vamos passar vontade, né? Que tal, então, comer pequenas porções? Acho que essa é uma boa dica para não deixar passar nenhum prato gostoso.

Bebidas alcoólicas, porém, estão mesmo fora de cogitação. Não há dose segura para o bebê. Por isso, este ano, meus brindes serão com água ou suco.
 
Na praia, na piscina…
Tome cuidado especial com a higiene íntima. Na depilação, evite tirar os pelos pubianos completamente. Lembre-se que eles fazem parte da proteção aos órgãos genitais.

Não fique com o biquíni molhado após tomar seu banho de mar ou piscina. Aproveite que a moda permite que hoje se use as partes de cima e de baixo com padrões diferentes e troque a de baixo, sempre que possível. Caso contrário, há risco de infecção por fungos, o que pode causar candidíase, que provoca irritação, coceira e incômodos na região genital.
 
Prefira roupas leves a tecidos sintéticos, que não absorvem o suor.
 
Use protetor solar de fator acima de 15 e evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
 
Manter uma boa alimentação é fundamental. Tome bastante água e procure se hidratar regularmente. Porém, preste sempre atenção à origem da água e dos alimentos. Evite frituras e dê preferência a comidas leves.