Com tantas contratações, renovações de contrato e jogadores que ficaram, um dos setores mais concorridos do Coritiba é a zaga. O técnico Marcelo Oliveira tem à disposição Jéci, Cleiton, Démerson, Pereira, Émerson, Lucas Mendes e Luccas Claro. Os dois últimos, formados no clube, parecem ser os menos cotados para o time titular, mas nem por isso deixam de lutar por uma vaga.

Marcelo Oliveira ainda não fez treinos táticos no Coritiba — a primeira atividade deste tipo está agendada para este sábado (8). Dessa forma, não se sabe se ele vai usar dois ou três zagueiros na formação titular. Quando estava no Paraná, o treinador costumava optar pelo esquema 3-5-2. Se isso ocorrer no Coritiba, os favoritos são, teoricamente, Jéci (capitão do time), Pereira (o mais alto e mais hábil no jogo aéreo) e Émerson (contratado a pedido de Oliveira).

Dentro dessa perspectiva, Lucas Mendes diz que terá que trabalhar o máximo para garantir uma vaga. “É uma opção do treinador”, disse o zagueiro Lucas Mendes, sobre a concorrência no setor. “Estarei fazendo o meu trabalho e temos muitos zagueiros bons no elenco, então tenho que procurar o meu espaço”.

Lucas Mendes, hoje com 20 anos, tem mais tempo de profissional que o xará Luccas Claro. Oficialmente, foi promovido em 2008. Mas, em 2007, já chegou a treinar com o elenco principal. A seu favor, pesam dois fatores: o fato de ser o único canhoto dentre os zagueiros e a possibilidade de jogar também de lateral-esquerdo, como aconteceu nos tempos de Ney Franco.

Já Luccas Claro subiu neste ano, junto com outros quatro jogadores. “É importante ter subido e agora é trabalhar forte para, quando tiver a oportunidade, aproveitar da melhor maneira possível”, disse o zagueiro, de 19 anos. “Temos que respeitar os companheiros que já estão aqui, ganhar experiência e trabalhar enquanto aguarda a oportunidade”, conta.

Por ser o novato da zaga, Luccas Claro foi especialmente bem recebido pelo xará Mendes. “Damos apoio a ele, já que acabou de subir, mas ele tem condições, sim”, afirmou Luccas Mendes. “Já joguei com ele (nas categorias de base), tem muita qualidade e pontos fortes. Tem totais condições de brigar por uma das vagas de titular.