O filme “Minhas Mães e Meu Pai”, ganhador do Globo de Ouro, e os programas de TV “Glee”, “Modern Family” e “Project Runway” foram indicados na quinta-feira para o prêmio Glaad, que homenageia anualmente artistas e produções com a temática homossexual.

O prêmio tem categorias para revistas, jornalismo digital, cinema, televisão, música e teatro. Nesta edição, houve indicações também para a entrevista a Oprah Winfrey em que o cantor Ricky Martin assumiu ser gay; para o filme musical “Burlesque” e para as reportagens de Anderson Cooper, da CNN, sobre gays adolescentes suicidas.

Pela primeira vez em 22 anos de prêmio, houve indicações também para blogs independentes.

Jarrett Barrios, presidente da Glaad (Aliança Contra a Difamação de Gays e Lésbicas, na sigla em inglês), disse que os 147 indicados “representam algumas das imagens e histórias na raiz da crescente aceitação da nossa comunidade e do apoio à nossa igualdade”.

“Desafiamos a indústria (de comunicações e entretenimento) a partilhar de mais histórias que reflitam a diversidade da nossa comunidade e os desafios que os gays e transexuais enfrentam.”

Os vencedores serão apresentados durante jantares de gala para arrecadação de fundos, nos dias 19 de março em Nova York, 16 de abril em Los Angeles e 14 de maio em San Francisco.

“Minhas Mães e Meu Pai”, sobre um casal de lésbicas cujos dois filhos saem em busca do pai biológico, recebeu no domingo o Globo de Ouro de melhor comédia e melhor atriz (Annette Bening).

A série “Modern Family,” da ABC, trata de um casal gay que cria uma filha adotada. O reality show de moda “Project Runaway” apresentou no ano passado um competidor que revelou durante o programa que era soropositivo.

A cantora country Chely Wright, que em maio assumiu ser lésbica, está entre os indicados na categoria de música, junto com a banda norte-americana Scissor Sisters e os cantores homossexuais mexicanos Christian Chávez e Fedro.

A lista completa de ndicados pode ser vista no site www.glaad.org