Quando se fala em casamento, uma das primeiras coisas que vem a cabeça é o vestido de noiva. São infinitos modelos, com diferentes cortes, tecidos, rendas e bordados para agradar a todos os gostos. Quando a noiva vai em busca do seu vestido, uma dúvida sempre aparece: vale mais a pena comprar ou alugar?

Segundo Milene Szaikowski, designer, cerimonialista e proprietária da Tangram Eventos, a resposta varia de acordo com as preferências da noiva. Há vantagens e desvantagens na compra e no aluguel e cabe a noiva decidir o que é melhor para ela naquele momento. No Brasil é mais comum optar pela locação, já que é uma peça usada uma única vez. No exterior o costume é comprar o vestido. As grandes marcas lançam suas coleções a cada temporada e as vendem em lojas, conta.

O aluguel

A primeira vantagem do aluguel é a economia. Como o vestido já está pronto na loja, basta escolher o que mais lhe agrada. Quando o casamento acabar é necessário apenas devolvê-lo, sem a necessidade de arranjar um espaço para guardá-lo. Para quem pensa no futuro, alugar um vestido poupa o uso de energia elétrica e de matérias primas utilizadas na confecção de uma nova peça, é uma escolha mais sustentável, ressalta a cerimonialista.

Entre as desvantagens está o padrão utilizado pelas lojas, que geralmente seguem uma linha que agrade o perfil de suas consumidoras. Os tecidos, modelagens e materiais são padronizados e caso a noiva não se encaixe no perfil da loja, seu vestido pode ficar mais caro do que o esperado no caso de primeira locação, observa.

Os vestidos prontos para locação são ajustados conforme as necessidades de cada cliente e o acabamento nem sempre é de primeira linha, já que é preciso deixar sobras de tecidos para fazer os ajustes. Quem preferir alugar o traje também deve ter em mente que não terá exclusividade. Com certeza você verá o seu vestido em outra noiva, mais cedo ou mais tarde. Não são todas as lojas que reservam o vestido a partir da data de locação até o dia do casamento exclusivamente pra você, acrescenta Milene.

Para quem acredita que as coisas carregam energia, o vestido usado trará a energia das noivas que já o usaram. Realmente depois do casamento não há muito o que fazer com o vestido. Agora com o advento dos ensaios pós casamento até existe a possibilidade de usá-lo mais de uma vez. Mas é importante lembrar que no caso da compra, o vestido precisa de manutenção para não amarelar e de um bom espaço no guarda-roupa para guardá-lo, finaliza.