Seja qual for o estilo da casa, contemporânea, pop ou moderna, há sempre uma fórmula para criar uma sintonia perfeita entre conforto e estilo. Para isso combinar os elementos decorativos mais básicos como o tapete e as almofadas é uma indicação interessante. A arquiteta e professora da Pós-Graduação em Projeto de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), Eliane Canhoto, dá algumas dicas na busca por uma ambientação com equilíbrio e harmonia:

Grafismo: Se o tapete tem grafismos coloridos ou neutros, prefira almofadas lisas.  Pintar uma cor forte na parede atrás do sofá pode ser uma boa dica, mas ele deve ter tom neutro ou ainda seguir alguma cor encontrada nos grafismos do tapete, isto trará unidade. Grafismo pode, no máximo, ser misturado a listras discretas.

 

Pop: Invista na monocromia nos objetos principais, para poder complementar com tapetes e almofadas inusitados e coloridos. Para completar valem cartazes de filmes antigos, ícones das artes, como cinema e tv. Formas geométricas nos tapetes e em adesivos de parede também ficam interessantes, outra dica é usar os adesivos em eletrodomésticos como a geladeira.

 

Colorido: Divida as cores em fortes, médias e frias e dose-as. Um sofá neutro, por exemplo, vai bem com almofadas coloridas e com uma parede intensa, o tapete pode compor com estas cores e dependendo das estampas pode até mesmo ser listrado ou com padrões mais coloridos, almofadas e tapetes podem ser trocados com maior facilidade. Cuide com muitos objetos coloridos para usar no mesmo ambiente. Quem faz isso precisa trocar as peças de tempos em tempos para que o espaço não fique cansativo.

 

Oriental: Abuse de fibras naturais como bambu, cânhamo e palha, futons, zabutons e muitas almofadas. Não é indicado misturar com cerâmicas muito coloridas, plantas naturais são excelentes aliadas.

 

Clean: Na decoração clean, o conselho é usar cores neutras e claras em tapetes lisos e almofadas com bordados ou pinturas sutis, lembrando sempre que o menos é mais já dizia o sábio arquiteto Mies Van Der Rohe.

 Para a especialista o mais importante é que a pessoa se sinta bem com a combinação. Sempre indicamos que os elementos conversem entre si, mas sem uma combinação exagerada ou engessada, sair do óbvio e tradicional confere personalidade e identidade ao ambiente. O ideal é que as pessoas pensem no equilíbrio do espaço como um todo. Se a maior parte dos itens como sofá é básica deve-se complementar com algum charme no tapete que chame a atenção. Se as cores do sofá já são fortes, as almofadas e tapetes devem ser mais básicos, exemplifica.

O CEPDAP oferece um curso de Pós-Graduação em Projeto de Interiores que prepara o profissional para desenvolver projetos de interiores e de decoração exclusivos, de acordo com as necessidades das pessoas e com preocupação ecológica. As matrículas estão abertas. Mais informações pelo site http://www.cepdap.com.br/cursos/noticia.asp?id=420 ou pelo telefone (41) 3029-4044.

 O CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) possui onze anos de experiência na área de ensino. A empresa tem como objetivo qualificar profissionais diferenciados e competentes, oferecendo cursos que atendam as necessidades atuais do mercado. A instituição é reconhecida pela Secretaria do Estado de Educação, cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e regulamentada pelos órgãos de classes como Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) e do Convention Bureau. O CEPDAP trabalha com cursos nas áreas de Design de Interiores, Paisagismo, Eventos, Gestão Desportiva, além de Marketing e Comunicação.  Mais informações no site www.cepdap.com.br