As reservas em hotéis e pousadas do litoral paranaense para o feriadão da Páscoa – 21 a 24 de abril – estão estagnadas em 30%. O número foi divulgado pelo presidente da Assindilitoral (Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e similares do litoral paranaense) José Carlos Chicarelli, que espera que o clima permaneça bom para incentivar os turistas a viajarem para o litoral.

“A grande esperança é que São Pedro dê uma grande ajuda ao litoral paranaense. Se o tempo e o clima forem favoráveis neste longo feriado podemos esperar que 250 mil pessoas visitem nossas praias, predominando o movimento tipo bate volta. Tudo de última hora, pois os turistas ainda estão receosos, pela desinformação em descer ao litoral”, afirma.

Ainda segundo Chicarelli, a ocupação final poderá chegar no máximo a 70%. “A expectativa é de extrema rotatividade dos hóspedes que aproveitarão de última hora os preços baixos, o que abre excelente brecha para taxas de negociação”, explica.

O representante da Assindilitoral apela para que os turistas optem litoral do Paraná e não migrem para outros estados. “Esta movimentação será importante para amenizar a crise que vem provocando demissões e fechamentos antecipados de hotéis, bem antes do período de inverno”, diz Chicarelli. Até agora, os prejuízosdecorrentes das chuvas ocorridas em março para os estabelecimentos que dependem do turismo chegam a R5 50 milhões.

A Assindilitoral garante que quem for ao litoral do Paraná será bem atendido e encontrará as cidades em ótimas condições. “As estradas já estão com acessibilidade muito melhor e esperamos contar com o apoio de todos para gerar receita e empregos para essas cidades, diz Chicarelli.