O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e lideranças do Pacto Oeste, vão apresentar nesta segunda-feira (25) ao governador Beto Richa, o projeto que pretende fazer do eixo Cascavel-Guaíra e mais o Departamento de Canindeyú (Paraguai) no maior corredor de produção de proteína animal do mundo. O objetivo é implantar na região o maior centro logístico do interior do continente, integrado ao fluxo de mercadorias entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O Pacto Oeste, que reúne onze municípios e parte do Paraguai, se constitui em um forum orientado para o desenvolvimento do eixo multifuncional e multimodal da região. O organismo faz a mediação de interesses, mediante consenso, para a formalização dos projetos daquela zona econômica. Para isso, busca apoio no Governo do Estado e no Ministério do Planejamento.

Segundo o secretário José Richa Filho, o projeto de desenvolvimento da área de atuação dos municípios do Pacto Oeste integra o novo enfoque estratégico do setor de infraestrutura, logística e obras no Estado. O grupo vai mostrar ao governador que um de seus objetivos é criar uma agenda estratégica de projetos prioritários de infraestrutura e logística e promover a gestão do eixo de integração de forma compartilhada.

Resultados – Além de tornar a região o maior corredor de produção de proteína animal do planeta, o Pacto Oeste pretende ainda implantar uma plataforma logística binacional, criando um binário econômico entre Guaíra, no Paraná, e Salto de Guairá, no Paraguai.

Outro objetivo do Pacto Oeste é integrar a infraestrutura regional, nacional e continental à logística do IIRSA (Iniciativa para la Integacion de la Infraestrutura Regional Suramericana), contemplando a região estratégica conhecida como do Trópico de Capricórnio, que envolve vários estados brasileiros e da América do Sul. Ainda faz parte das metas da entidade tornar a região prioritária para a integração do corredor ferroviário bioceânico.

O secretário José Richa Filho, além de reconhecer o esforço do Pacto Oeste, disse que a identidade do projeto com as novas estratégias logísticas de sua pasta são muito importantes para o desenvolvimento da região. O projeto estimula o desenvolvimento da região Oeste, gerando emprego, renda e mitigando os problemas de fronteira. Além disso, acrescentou, busca tornar o Paraná um ator do desenvolvimento do subcontinente, superando os limites de um player nacional.