As compras de Páscoa na semana de 18 a 24 de abril apresentaram aumento de 9,1%, na comparação com a semana equivalente do ano anterior (29 de março a 04 de abril). No fim de semana da data (de 22 a 24 de abril), as vendas também apresentaram elevação de 2,5% em comparação com o fim de semana da Páscoa de 2010 (02 a 04 de abril). Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2011.

Ainda segundo análise do estudo, o brasileiro não deixou as compras deste ano para a última hora. Em 2010, as vendas de fim de semana para a Páscoa haviam crescido 4,5%, na relação com respectivo período de 2009. Sendo assim, em 2010, como o feriado de Tiradentes não coincidiu com a Páscoa, os brasileiros deixaram as compras para a última hora.

Em antecipação ao feriado, o varejo fez promoções e ofereceu prazos de parcelamento que estimularam o consumidores. Outra estratégia com bom retorno, segundo a Serasa, foi a campanha em conjunto com a indústria, como, por exemplo, ‘compre três ovos iguais e ganhe o quarto.’

O destaque ficou por conta do bacalhau dessalgado, que registrou avanço de 100% nas vendas deste ano em relação ao anterior em função dos preços mais em conta, cerca de 10% menos. Os vinhos também apresentaram expansão nas vendas na Páscoa deste ano contra a do ano passado (12%).