18º

Brasil em sétimo

06/05/11 às 00:00   |  Nilton Sacioti

Segundo o último boletim mensal da JATO Dynamics do Brasil, referente ao mês de março, o mercado nacional registrou forte queda dentro do cenário mundial. De quinto, o País passou a sétimo colocado no ranking planetário de vendas de carros e comerciais leves. Dados da consultoria indicam que o tombo da indústria automobilística brasileira foi causado principalmente pela ascensão de três mercados europeus maduros: Inglaterra, Alemanha e França. No acumulado de 2011, porém, o Brasil (777,4 mil e 3,7% de avanço) segue como sexto colocado, atrás de Índia, Alemanha,  Estados Unidos e China – este último líder absoluto, com incríveis 3,725 milhões de automóveis vendidos.

Vendas
Abril houve uma queda de vendas de veículos pelo fato de o mês ter somente 19 dias úteis mas conseguiu o recorde quebrado de vendas diárias, que superaram tanto o mês de março quanto o de abril de 2010. Em média, 14.364 veículos foram vendidos por dia no último mês. No mês foram emplacados 272.923 automóveis e comerciais leves, contra 288.749 de março. Em abril o número de vendas ultrapassou o primeiro milhão em 2011. O acumulado do ano até o momento é de 1.050.641 unidades emplacadas.

Gol X Uno
O Volkswagen Gol (G5 e G4) e o Fiat Uno (incluindo o Mille) fecharam o mês de abril mais próximos do que nunca em 2011. Segundo dados da Fenabrave a diferença entre os dois populares foi de apenas 125 unidades a favor do VW. Com esse desempenho, a briga pelo posto de carro mais vendido do país se mantém apertada. O Gol segue líder (posição que ocupa há 24 anos), mas seguido de perto pelo Uno. A diferença entre os dois no acumulado do ano é de 7.145 carros. Para se ter uma ideia do quanto essa vantagem é pequena, a distância entre o compacto da Fiat e o terceiro colocado, o Volkswagen Fox, é de 38.282 unidades.

Rali Mitsubishi
A Nação 4x4 volta a se reunir no próximo dia 14,  em Curitiba, para a segunda etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste (rali de regularidade) e Mitsubishi Outdoor (rali de estratégia). Conhecido por ter um dos melhores índices de áreas verdes do País, o município é rico em trilhas e relevos diferenciados, uma das características essenciais para os amantes do off-road. Diversão e adrenalina estão garantidas para a etapa, cuja largada será no Parque Barigui.

Piloto automático Soul
A Dalgas acaba de lançar o novo Kit Piloto Automático para o KIA Soul. Com a chegada do acessório, o modelo amplia sua gama de itens para conforto e segurança, tornando-se ainda mais completo.Uma das principais características do Piloto Automático Dalgas é a comodidade. O acessório controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Além disso, proporciona economia de combustível devido a velocidade constante. A segurança é outra característica importante, pois o piloto controla a velocidade e o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada.

Jimny nacional

A Suzuki Veículos do Brasil anunciou a construção de uma fábrica no Município de Itumbiara, estado de Goiás. A planta será inaugurada no final de 2012 com capacidade de produzir 7 mil unidades por ano do Jimny, um utilitário compacto, será responsável pela criação de 600 postos de emprego e para isso conta com investimento inicial de R$ 100 milhões.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.

Publicidade
0 Comentário