O mercado global de televisões 3D irá mais que quintuplicar e passará a representar 11% das vendas de TVs de tela plana neste ano. É o que afirmou a empresa de pesquisas IHS Suppli, nesta sexta-feira (6). Segundo ela, haverá queda forte nos preços e os fabricantes vão disponibilizar a função como um recurso adicional.

A iSuppli projetou que as vendas de TVs 3D irão crescer para 23,4 milhões de unidades este ano, frente a 4,2 milhões de unidades no ano passado e chegando a 159 milhões de aparelhos em 2015. Até lá, segundo a iSuppli, as TVs 3D responderão por mais da metade das vendas globais de aparelhos de tela plana.

As fabricantes de televisores, lideradas pelas sul-coreanas Samsung, LG e pela japonesa Sony esperam que modelos top de linha como os 3D as ajudem a manter suas margens em meio à maior competição com marcas de menor custo no mercado de TVs de tela plana, que está se tornando comoditizado.

Outra empresa de pesquisas, a DisplaySearch, também previu na semana passada que as TVs 3D irão responder por mais de 50 por cento das receita do setor e atingir o marco de 100 milhões de unidades vendidas em 2014.

No que se refere à tecnologia, aparelhos com 3D ativo, o atual padrão da indústria, dará lugar ao 3D passivo e cairá para uma participação de menos de 50 por cento do mercado total de TVs 3D em 2015, disse a iSuppli.