As atividades no Fórum Cível de Curitiba serão retomadas na próxima segunda-feira (30). A decisão foi tomada na manhã de sexta-feira (27) pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, após tomar conhecimento do laudo que atesta a segurança do edifício. O laudo aponta que não há risco. As atividades haviam sido suspensas. Na segunda-feira retomaremos as atividades naquele prédio, afirma Anunciação. O calendário de audiências seguem normalmente a partir de segunda, as que foram canceladas serão remarcadas.

 Na quarta-feira (25) as atividades foram suspensas no Fórum, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto. A medida foi tomada depois que algumas pessoas disseram ter sentido um abalo no edifício por volta do meio-dia de terça-feira (24). A suspensão das atividades foi uma precaução, para garantir a segurança das cerca de 6 mil pessoas que trabalham e passam diariamente pelo prédio. Não há comprometimento da estrutura, que tem capacidade de reserva para segurar a carga. Fatores de segurança do projeto de 30 anos atrás nos dão essa margem. O que aconteceu lá tem a ver com o entorno, onde há uma obra com perfuração com estacas, afirma o Mauro Carrara, professor da UFPR, que elaborou o laudo. Segundo ele, o tráfego na avenida Cândido de Abreu também causa vibrações no solo que são transmitidas ao prédio. O documento recomenda inspeção mais detalhada no prédio.
 
Essa inspeção mais detalhada será feita junto com a reforma do edifício. Já temos a obra planejada para o prédio, com edital de licitação pronto para ser lançado em junho, afirma o diretor de Engenharia do TJ, Cornelius Unruh. Não há sinal de fadiga na estrutura do prédio, completa o diretor.