Parte I
Como headhunter, tenho observado cada vez mais que as crenças coletivas e valores morais passaram a despertar o interesse de empresas e instituições. Num workshop realizado, recentemente, na Fiep-Federação das Indústrias do Estado do Paraná, especialistas defenderam que virtudes morais são elementos importantes para o crescimento a longo prazo das corporações. Em tempos de globalização acirrada, podem valores como amor, justiça e fé serem considerados aspectos importantes para o sucesso empresarial? Para três especialistas que apresentaram o workshop “Integridade: Um mercado em crescimento”, a resposta é sim. Os professores Alan Kolp e Peter Rea, do Baldwin-Wallace College, e o executivo Pierre Jean Everaert, presidente de honra do conselho deliberativo da InBev defendem que, no longo prazo, as organizações que praticam virtudes como essas conseguem motivar pessoas, montar equipes que se relacionam bem e transformar talento em melhores resultados corporativos.

IBEMA, um exemplo paranaense

Para o executivo Clecio Luiz Chiamulera-Diretor de Operações da IBEMA-Cia Brasileira de Papel, que completou 55 anos em junho, Certamente são poucas as empresas que chegam até os 55 anos. Temos na empresa, um exemplo vivo de que valores morais são peças importantes para crescimento de longo prazo das empresas. A Ibema que chegou emprestar o nome a um município do oeste do Paraná, pois a vila da fábrica transformou-se em município, sempre praticou estes valores. Para o executivo, que também é vice presidente do IBEF-Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, a empresa sempre pagou impostos, mesmo que algumas vezes a custo da venda de parte do patrimônio dos acionistas. Chegamos a montar uma fábrica de papel no Oeste do Paraná, mesmo contra os estudos técnicos de que não era a localização ideal para uma fábrica de papel. O executivo enfatiza Isso para não deixar desempregados os funcionários que perderam o emprego em função da queda do mercado de madeira. Não é raro na empresa encontrar funcionários, hoje, que trabalham há mais de 25 anos na empresa.  Isso reforça a tese de que os valores morais são importantes no crescimento e desenvolvimento de longo prazo das empresas, conclui Clecio.

Ambiente propício ao diálogo e ao desenvolvimento
Para Wilmar Prochmann, diretor-presidente da SOFHAR, empresa paranaense de soluções em tecnologia da informação e comunicação:Vivenciamos todos os dias a experiência de que em uma organização é preciso praticar permanentemente o respeito mútuo e as atitudes, a postura e o comportamento são tão relevantes como o conhecimento técnico e acadêmico. Wilmar comenta que na SOFHAR, que este ano completa 25 anos, vários colaboradores fizeram parte deste modelo e os que mais se destacaram foram os que reuniam, além da capacidade técnica, o diferencial de tratar, conviver, ajudar o colega. É por isso que sempre procuramos criar um ambiente propício ao diálogo e ao desenvolvimento das pessoas, não somente no aspecto profissional, mas pessoal também. Para Wilmar como resultado deste modelo hoje estamos posicionados entre as 20 melhores empresas para trabalhar no Paraná, uma conquista que não ocorreu apenas pelo ambiente físico e de estrutura, mas englobou, com certeza, o clima organizacional favorável que compartilhamos, finaliza o executivo.

Tranquilidade para a empresas e funcionários
 Para Maurício Fonseca, diretor presidente da Imagem Sul Graphics, empresa de importação e distribuição de produtos e equipamentos de pré impressão Como empresário, estou absolutamente convencido de que os valores morais fazem um funcionário muito mais eficiente, senão vejamos: O trabalhador com uma vida familiar estável, com o amor da família sempre presente, seguramente terá mais firmeza e tranqüilidade para decisões mais complicadas e além disso esta estabilidade familiar será sempre traduzida em felicidade de convivência,  facilitando sua inserção nos grupos de trabalho. Mauricio acredita que isto ajuda na capacidade de mediação, além disso seu senso de justiça fará com que este trabalhador tenha disciplina acima da média, o que o levará a ter bons relacionamento acima e abaixo do seu posto. Para Mauricio, Além disso, parece-nos que as grandes corporações estão muito preocupadas com a forma que seus funcionários se relacionam com os clientes externos e internos e principalmente com a sua comunidade. Mauricio comenta que recentemente quando foi assinar um contrato de distribuição com uma grande multinacional, um dos pontos que mais chamou a atenção foi a grande preocupação desta empresa, é a forma de nós distribuidores nos relacionamos com o Governo dos países onde ela atua, sendo um dos pontos principais na manutenção do contrato para os próximos anos, a completa proibição de se fazer acertos financeiros com funcionários do governo.  Mauricio enfatiza que  A cada reunião que participo se toca cada vez mais no tema virtudes morais e observo que os empresários estão orientando seu RH já por ocasião da contratação, a procurar saber destes valores nos futuros companheiros de trabalho, conclui o empresário.

 Acompanhe na próxima coluna a continuação da matéria com mais depoimentos de empresários e executivos.

curtas

*A Sofhar, localizada no Tecnoparque PUC, realiza no dia 18 de julho o curso “Configuração, Gerenciamento e Diagnóstico em Microsoft Exchange Server 2010”. Informações: (41) 3350-1515 ou [email protected]

*Aniversário e sede própria. A Critério Humano, empresa de consultoria na área de desenvolvimento e gestão de pessoas, agora com sede própria, vai comemorar 13 anos. Instalada na Av Batel 1230, na torre Batel Trade Center, a empresa conta com estacionamento conveniado para seus clientes executivos, profissionais e empresários que se beneficiam de seus serviços’.

Frase:
Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.”
(Provérbio chinês)