A Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Paranaguá realizou, na terça-feira, a maior apreensão de produtos contrafeitos de sua história. De uma só vez foram 60 toneladas de mercadorias, entre elas bolsas, carteiras, relógios, roupas e óculos de marcas conhecidas como Louis Vuitton, Victor Hugo, Oakley, Nike, Calvin Klein e Bvlgari.

Em função do enorme volume apreendido, as mercadorias ainda estão na fase de contabilização, mas estima-se que o valor da apreensão, a preço de mercado, atinja a casa dos 10 milhões de reais.

A apreensão ocorreu durante o procedimento chamado de gerenciamento de risco, no qual, através dos sistemas informatizados da RFB, o monitoramento das cargas ocorre antes mesmo de sua chegada ao país. São novas técnicas de avaliação de operações de comércio exterior que estão sendo implantadas nos Portos do Paraná e Santa Catarina. Hoje, os principais portos da região já contam com estruturas locais de inteligência e análise de risco para identificação de operações suspeitas.

Também foi implantada recentemente a Equipe Regional de Gerenciamento de Risco que faz a integração das informações entre as Unidades Aduaneiras na 9ª Região Fiscal.