A Marinha chilena encontrou na manhã deste sábado (3) o primeiro corpo de um dos passageiros do avião que caiu ontem no mar. “Temos informações da área de Juan Fernández (o arquipélago onde está a ilha) de que encontramos um corpo feminino sem vida”, informou à Televisão Nacional do Chile o almirante da Marinha chilena Cristián de la Masa. “Ainda não temos informação sobre a identidade.” Depois foram encontrados mais três corpos.

O avião de transporte CASA C-212 caiu na tarde de sexta-feira no mar no arquipélago de Juan Fernández, a 670 quilômetros do litoral central do Chile. O acidente aconteceu após duas tentativas frustradas de aterrissar na ilha Robinson Crusoé, segundo o general da Força Aérea Maximiliano Larraechea.

Havia 21 pessoas a bordo, incluindo o apresentador Felipe Camiroaga, o mais popular da televisão chilena, e o empresário filantropo Felipe Cubillos, que apoiava a organização “Desafío Levantemos Chile”, criada para impulsionar os trabalhos de reconstrução após o terremoto de fevereiro de 2010.

A provável morte de Camiroaga causou grande comoção no país. A equipe liderada pelo apresentador se dirigia à ilha para realizar uma reportagem sobre os trabalhos de reconstrução do povoado – de cerca de 600 habitantes – atingido por um tsunami no dia 27 de fevereiro de 2010. Estavam a bordo também funcionários do Conselho da Cultura e pessoas da Força Aérea do Chile.

As autoridades chilenas iniciaram neste sábado uma intensa operação marítimo-terrestre para localizar os corpos das pessoas que estavam a bordo da aeronave.

A missão de resgate, formada por várias aeronaves e embarcações, é liderada pelo ministro da Defesa, Andrés Allamand, e o comandante-em-chefe da Força Aérea do Chile (FACh), o general Jorge Rojas.

A expedição partiu rumo ao arquipélago de Juan Fernández às 4h deste sábado, depois que o presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou que seriam adotadas “todas as medidas para esclarecer as circunstâncias” do acidente.

Moradores do arquipélago e alguns navios que se encontravam na zona também ajudam nas buscas. Nas próximas horas devem partir rumo ao local mais voos com equipes de resgate.

As buscas foram dificultados pelas “condições meteorológicas adversas e a escuridão” da zona, segundo Allamand.

O primeiro corpo foi encontrado às 07h20 (horário local e de Brasília) por funcionários da Marinha chilena.

Atualizado às 11h47