Mulheres de meia-idade que bebem uma dose de bebida alcoólica por dia (até 15 gramas de álcool) envelhecem com mais saúde. A informação é baseada em um estudo divulgado por médicos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e do hospital Brigham and Women, centro especializado na saúde da mulher em Boston, nos Estados Unidos.

Coordenado pelo especialista em nutrição e epidemiologia Qi Sun, o trabalho leva em conta dados de questionários respondidos por 121.700 enfermeiras sobre hábitos alimentares. As perguntas fazem parte de um levantamento feito em todos os estados dos Estados Unidos sobre a saúde dessas profissionais.

A grande maioria (97,1%) das enfermeiras não bebiam mais do que o equivalente a 3 doses por dia (até 45 gramas de álcool). Os pesquisadores analisaram como envelheceram as 13.984 enfermeiras que sobreviveram depois dos 70 anos.

Apenas uma dose diária elevou em 20% as chances de uma velhice saudável – sem doenças crônicas no coração, diabetes, limitações físicas ou mentais – na comparação com as enfermeiras que nada bebiam. Aquelas que bebiam regularmente – de cinco a sete dias por semana – tinham chance até 50% maior de um envelhecimento melhor quando comparadas com as abstêmias.

Beber mais do que uma dose mostrou-se menos eficiente para garantir uma velhice mais saudável, segundo a pesquisa. Fatores de risco como cigarro foram descontados na análise dos médicos.