O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou o Congresso nesta sexta-feira, 16, por ter lhe enviado um projeto de lei que reorganiza o sistema norte-americano de patentes. Obama disse, logo antes de sancionar a lei, que ela ajudará a lançar produtos inovadores no mercado mundial e a criar empregos.

Ao falar em uma escola na Virginia com executivos-chefes da Eli Lilly & Co. e da DuPont, Obama disse que a Lei de Inventos Americanos ajudará a reduzir o atraso na aplicação das patentes e poderá ajudar os empreendedores a descobrirem os produtos do futuro.

“Estes são empregos e empresas do futuro apenas esperando para serem criados”, disse Obama antes de assinar o projeto em lei. A Lei de Inventos Americanos, aprovada pelo Congresso neste mês, muda a política de patentes ao garantir a posse das patentes aos que foram os primeiros a registrarem suas invenções no Escritório de Registro de Patentes dos EUA. Atualmente, o escritório dá a patente à primeira pessoa que inventa um produto e não a quem o registra.

A mudança é algo que as empresas defenderam por anos. “A Lei irá acelerar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, no desenvolvimento de novos produtos e na criação de empregos”, disse a executiva chefe da DuPont, Ellen Kullman, em comunicado. “Isso também alinhará o sistema de patentes americano com os sistemas dos nossos parceiros comerciais globais”, disse ela.

Obama também disse que o projeto de lei mostra que ambas as partes, Congresso e Casa Branca, podem trabalhar juntas. Ele apelou ao Congresso que chegue a um acordo em outro projeto, o que foi elaborado para criar empregos. Ele disse que a lei das patentes ajudará os EUA a longo prazo na economia, mas seu projeto de lei para criar empregos dará impulso econômico a curto prazo. Obama disse que seu projeto de lei para criar empregos colocará “mais pessoas de volta ao trabalho e mais dinheiro nos bolsos dos americanos que estão trabalhando”.