16º

Presa no PR quadrilha especializada em contrabando

Os produtos eram adquiridos no Paraguai e entravam no Brasil por aeronaves e uma transportadora de Foz do Iguaçu

20/09/11 às 10:25 - Atualizado às 18:08   |  Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu nessa terça-feira (20), em Foz do Iguaçu, um dos integrantes de uma organização criminosa especializada em contrabandear eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. A prisão foi feita durante a Operação Canal Vermelho 2.

As ações ocorrem em conjunto com a Receita Federal nos estados do Ceará, Paraná, de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Segundo a PF, os produtos eram adquiridos no Paraguai e entravam no território nacional por meio de aeronaves e de uma transportadora de Foz do Iguaçu.

No Paraná, foram cumpridos também seis mandados de busca e apreensão. Os documentos apreendidos e alguns caminhões da transportadora estão sendo vistoriados. Ao todo, a PF deve cumprir cinco mandados de prisão e 31 de busca e apreensão, nos cinco estados.

As investigações começaram a partir da tentativa de homicídio de um auditor da Receita Federal no Ceará em 2008, ordenada por um comerciante iraniano que liderava a quadrilha envolvida em contrabando e comercialização de mercadorias no Brasil.

O comerciante iraniano, que estava preso, determinou também, segundo a PF, o assassinato de desafetos, concorrentes e até de cúmplices, o que caracteriza queima de arquivo.

No Ceará, uma gráfica foi usada para confecção de blocos de notas fiscais falsas. Mais detalhes da Operação Canal Vermelho 2 serão divulgados durante entrevista coletiva, às 11 horas, na Superintendência Regional da PF em São Paulo.

Publicidade
0 Comentário