O conhecimento sobre os casos de câncer de mama em homens é pequeno e a maioria deles nem sequer sabe que correm o risco de desenvolver a doença. O câncer de mama é muito mais comum em mulheres, com cerca de 48 mil diagnósticos por ano só entre as britâncias. No entanto, cerca de 340 homens, o equivalente a 30 times de futebol, são diagnosticados com a doença todos os anos, e cerca de 70 homens morrem. Uma pesquisa da Universidade de Leeds, no Reiuno Unido, detectou que a incidência dessa doença nos homens está aumentando.

Os pesquisadores Leeds revisaram casos da doença em homens em Inglaterra, Escócia, Canadá e Austrália. Na Inglaterra, a incidência do câncer de mama em pacientes do sexo masculino aumentou num período de 20 anos: de 185 casos em 1986 para 277 em 2006. Isso corresponde a um crescimento de um terço, de 0,5 para 0,7 casos numa população de cem mil pessoas.

Apontar a exata causa desse crescimento é difícil, de acordo com Valerie Speirs, que liderou o estudo. “O estilo de vida mudou ao longo das últimas décadas do século XX, levando a um aumento da obesidade, sedentarismo e ao desenvolvimento de uma cultura em torno da bebida, que podem ser fatores que colaboram. Algumas das mesmas mudanças genéticas hereditárias que aumentam o risco de câncer de mama em mulheres também são apontadas como possíveis fatores de influência entre homens”.