Os concursos públicos com prova física deverão exigir exame antidoping, segundo projeto aprovado nesta terça-feira (18) na Comissão de Educação do Senado.

O senador Aciz Gurgácz (PDT-RO) diz que o teste seria feito de acordo com as normas e procedimentos adotados pelas entidades brasileiras de administração do esporte olímpico.

Segundo ele, o objetivo é garantir a igualdade de condições entre os candidatos, e evitar que concorrentes busquem meios ilícitos, como o uso de drogas, para obter vantagem nas provas de aptidão física.

Gurgácz acredita que a medida servirá para inspirar os Estados, o Distrito Federal e os municípios a adotarem os mesmos critérios para seus concursos públicos, porque eles têm autonomia em sua organização administrativa.

Relator do projeto, o senador Wellington Dias (PT-PI) é favorável à medida. “Parece-nos justa a imposição de exame antidoping para garantir situação de igualdade entre os candidatos punindo aqueles que busquem meios ilícitos para obter vantagem que resultaria desleal no concurso”, disse.