25º

Ciclistas protestam contra ciclofaixas da Prefeitura

Pinturas feitas em ruas centrais para a circulação de bicicletas foram ignoradas

23/10/11 às 14:42   |  Da Redação Bem Paraná

O Movimento Bicicletada de Curitiba protestou contra a ciclofaixa inaugurada neste domingo (23) pela Prefeitura na região Central. Eles mostraram a insatisfação com o prefeito Luciano Ducci pela criação de um espaço para os ciclistas voltado apenas para o lazer e não para a mobilidade urbana. Centenas de ciclistas que participam do movimento foram até as ruas onde estão implantadas as ciclofaixas, mas não utilizaram a parte pintada para as bicicletas.

Durante a semana, o movimento havia chamado para um ato de repúdio às ciclofaixas — espaço destinado a cilcistas na região central, mas que só funcionarão uma vez por mês, e em horário restrito. Embora a Prefeitura se esforce em apontar que as ciclofaixas incentivam o uso da bicicleta, o que os ciclsitas curitibanos reclamam é que a cultura da bicicleta não pode ficar restrita ao uso de lazer, mas ser encarado como uma alternativa responsável para a locomoção diária, que ajuda a desafogar o trânsito na Capital e diminuir a emissão de poluentes.

Segundo os representantes do movimento, que se reuniram com técnicos da Prefeitura no final de semana, a administração reconhece erros nos projetos voltados à ciclomobilidade em Curitiba. O movimento de ciclistas de Curitiba quer que o Circuito de Lazer seja objeto de avaliação conjunta formada por integrantes dos movimentos Bicicletada, Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu) e Ciclovida da UFPR; um parecer técnico será apresentado em reunião da Câmara de Ciclomobilidade do Conselho de Curitiba (Concitiba) no dia 31 de outubro.

Também querem a correção das informações de divulgação da prefeitura, adequando o circuito à nomenclatura técnica para não gerar confusão, já que o termo “ciclofaixa” não pode ser aplicado ao projeto; além de que seja divulgado toda a programação e datas das próximas edições do projeto da Prefeitura.

Reunião técnica para promover uma sinalização, de forma emergencial, em pontos críticos como cruzamentos e conversões da rede cicloviária permanente.

Publicidade
2 Comentários
  • edson 30/05/12 às 00:00
    DIA NACIONAL DE PROTEÇÃO AS TESTEMUNHAS AMEAÇADAS

    PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO QUE SERÁ ENCAMINHADO A PRESIDENTA DILMA, AOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS PARA QUE SEJA INSTITUÍDO O DIA NACIONAL DE PROTEÇÃO AS TESTEMUNHAS AMEAÇADAS.
    CONVIDAMOS TODOS A PARTICIPAREM DESSE MOMENTO HISTÓRICO. ESSE SERÁ O GRITO DE NÃO A IMPUNIDADE EM NOSSO PAÍS.
    IREMOS FAZER MANIFESTAÇÃO NA RIO + 20 PARA CHAMAR ATENÇÃO DA IMPRENSA INTERNACIONAL.
    PEDIMOS O APOIO DA IMPRENSA E DE TODOS NESSA LUTA, POIS O DESAMPARO AS TESTEMUNHAS ACONTECE EM TODO O BRASIL E POR ISSO PREVALECE A IMPUNIDADE ÀQUELES QUE COMETEM CRIMES.
    MAIS INFORMAÇÕES NO TRANSITOMAISHUMANO.BLOGSPOT.COM
  • antonio carlos 23/10/11 às 18:30
    Meu Deus, só cego não viu que estas tais ciclofaixas são das cosias mais idiotas que já se fizeram nesta cidade. O prefeito é tão idiota que nem fazer demagogia sabe. Santa estupidez, diria o Batman.