Ciclistas protestam contra ciclofaixas da Prefeitura

Pinturas feitas em ruas centrais para a circulação de bicicletas foram ignoradas

23/10/11 às 14:42 Da Redação Bem Paraná

O Movimento Bicicletada de Curitiba protestou contra a ciclofaixa inaugurada neste domingo (23) pela Prefeitura na região Central. Eles mostraram a insatisfação com o prefeito Luciano Ducci pela criação de um espaço para os ciclistas voltado apenas para o lazer e não para a mobilidade urbana. Centenas de ciclistas que participam do movimento foram até as ruas onde estão implantadas as ciclofaixas, mas não utilizaram a parte pintada para as bicicletas.

Durante a semana, o movimento havia chamado para um ato de repúdio às ciclofaixas — espaço destinado a cilcistas na região central, mas que só funcionarão uma vez por mês, e em horário restrito. Embora a Prefeitura se esforce em apontar que as ciclofaixas incentivam o uso da bicicleta, o que os ciclsitas curitibanos reclamam é que a cultura da bicicleta não pode ficar restrita ao uso de lazer, mas ser encarado como uma alternativa responsável para a locomoção diária, que ajuda a desafogar o trânsito na Capital e diminuir a emissão de poluentes.

Segundo os representantes do movimento, que se reuniram com técnicos da Prefeitura no final de semana, a administração reconhece erros nos projetos voltados à ciclomobilidade em Curitiba. O movimento de ciclistas de Curitiba quer que o Circuito de Lazer seja objeto de avaliação conjunta formada por integrantes dos movimentos Bicicletada, Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu) e Ciclovida da UFPR; um parecer técnico será apresentado em reunião da Câmara de Ciclomobilidade do Conselho de Curitiba (Concitiba) no dia 31 de outubro.

Também querem a correção das informações de divulgação da prefeitura, adequando o circuito à nomenclatura técnica para não gerar confusão, já que o termo “ciclofaixa” não pode ser aplicado ao projeto; além de que seja divulgado toda a programação e datas das próximas edições do projeto da Prefeitura.

Reunião técnica para promover uma sinalização, de forma emergencial, em pontos críticos como cruzamentos e conversões da rede cicloviária permanente.

2 Comentários
edson
DIA NACIONAL DE PROTEÇÃO AS TESTEMUNHAS AMEAÇADAS

PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO QUE SERÁ ENCAMINHADO A PRESIDENTA DILMA, AOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS PARA QUE SEJA INSTITUÍDO O DIA NACIONAL DE PROTEÇÃO AS TESTEMUNHAS AMEAÇADAS.
CONVIDAMOS TODOS A PARTICIPAREM DESSE MOMENTO HISTÓRICO. ESSE SERÁ O GRITO DE NÃO A IMPUNIDADE EM NOSSO PAÍS.
IREMOS FAZER MANIFESTAÇÃO NA RIO + 20 PARA CHAMAR ATENÇÃO DA IMPRENSA INTERNACIONAL.
PEDIMOS O APOIO DA IMPRENSA E DE TODOS NESSA LUTA, POIS O DESAMPARO AS TESTEMUNHAS ACONTECE EM TODO O BRASIL E POR ISSO PREVALECE A IMPUNIDADE ÀQUELES QUE COMETEM CRIMES.
MAIS INFORMAÇÕES NO TRANSITOMAISHUMANO.BLOGSPOT.COM
antonio carlos
Meu Deus, só cego não viu que estas tais ciclofaixas são das cosias mais idiotas que já se fizeram nesta cidade. O prefeito é tão idiota que nem fazer demagogia sabe. Santa estupidez, diria o Batman.
Blogs
Ver na versão Desktop