O Movimento Bicicletada de Curitiba protestou contra a ciclofaixa inaugurada neste domingo (23) pela Prefeitura na região Central. Eles mostraram a insatisfação com o prefeito Luciano Ducci pela criação de um espaço para os ciclistas voltado apenas para o lazer e não para a mobilidade urbana. Centenas de ciclistas que participam do movimento foram até as ruas onde estão implantadas as ciclofaixas, mas não utilizaram a parte pintada para as bicicletas.

Durante a semana, o movimento havia chamado para um ato de repúdio às ciclofaixas — espaço destinado a cilcistas na região central, mas que só funcionarão uma vez por mês, e em horário restrito. Embora a Prefeitura se esforce em apontar que as ciclofaixas incentivam o uso da bicicleta, o que os ciclsitas curitibanos reclamam é que a cultura da bicicleta não pode ficar restrita ao uso de lazer, mas ser encarado como uma alternativa responsável para a locomoção diária, que ajuda a desafogar o trânsito na Capital e diminuir a emissão de poluentes.

Segundo os representantes do movimento, que se reuniram com técnicos da Prefeitura no final de semana, a administração reconhece erros nos projetos voltados à ciclomobilidade em Curitiba. O movimento de ciclistas de Curitiba quer que o Circuito de Lazer seja objeto de avaliação conjunta formada por integrantes dos movimentos Bicicletada, Associação de Ciclistas do Alto-Iguaçu (CicloIguaçu) e Ciclovida da UFPR; um parecer técnico será apresentado em reunião da Câmara de Ciclomobilidade do Conselho de Curitiba (Concitiba) no dia 31 de outubro.

Também querem a correção das informações de divulgação da prefeitura, adequando o circuito à nomenclatura técnica para não gerar confusão, já que o termo ciclofaixa não pode ser aplicado ao projeto; além de que seja divulgado toda a programação e datas das próximas edições do projeto da Prefeitura.

Reunião técnica para promover uma sinalização, de forma emergencial, em pontos críticos como cruzamentos e conversões da rede cicloviária permanente.