A tentativa de cassação do mandato do deputado estadual Bernando Carli(PSDB) tem interesses na cidade Guarapuava, pois o caminho ficaria fácil para oposição e a balança do poder ficaria desequilibrada, com a decisão do TSE na manutenção do cargo, alem de ganhar sobrevida, vai estimular o grupo do atual prefeito e pai em fortalecer e produzir seu sucessor, segundo Carli Teve coisas inexplicáveis em prestação de contas de outros candidatos e eu fui pego de bode expiatório reclamou

Santa tristeza
Santa Felicidade pede socorro. A onda de assalto a residências assusta os moradores da região. Na semana passada, o deputado Luiz Accorsi (PSDB) e sua esposa passaram maus momentos na mão de assaltantes. Sua residência foi invadida e ambos foram agredidos. A situação se repete quase que diariamente. Os assaltos ocorrem, segundo moradores, em plena luz do dia. O clima é de pânico, em um bairro que há pouco tempo era caracterizado por ser um refúgio de tranqüilidade.

Lotação
Um dos problemas para os residentes é no campo da investigação. A delegacia da região possui poucos investigadores para dedicação em tempo exclusivo em cima do caso. Os que trabalham em turnos precisam se desdobrar para vigiar cerca de 130 detentos para um local que a capacidade é de 30.

Conselho
A solução, conforme grupo de moradores, é a reestruturação do Conselho de Segurança do bairro para dar apoio às autoridades locais. Os Conselhos já existem no papel. Mas poucos estão ativos. Com eles, os moradores podem cobrar melhorias na delegacia da região e no policiamento ostensivo, como a reativação dos módulos policiais e aumento do efetivo. Além de participarem na gestão de segurança. Apontado os pontos e a situações mais problemáticas.

Apelo
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) faz apelo para que os eleitores de Curitiba realizem o recadastramento biométrico eleitoral (impressão digital) até o prazo final: 20 de janeiro 2012. Quem deixar de se registrar poderá ter o título cancelado e impedido de votar nas próximas eleições.

Propaganda
Para evitar uma correria no final do ano ou a perda do direito de votar, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Ivan Gradowski, começou uma campanha de mobilização. Entregou cerca de 40 mil boletins de propaganda com dados sobre o sistema biométrico aos vereadores. A proposta é buscar ajuda dos parlamentares para que esses informativos cheguem até os eleitores, principalmente aqueles que residem na periferia. Até agora mais de 700 mil eleitores já compareceram ao TRE.

Londrina na demagogia
Com 11 votos contrários, a Câmara de Londrina derrubou o veto do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) ao projeto de lei que proíbe o fumo em parques infantis, praças públicas e áreas esportivas. Isto equivale à promulgação da lei em poucos dias. Acompanharam a votação os representantes dos Sindicatos dos Postos de combustíveis de Londrina, Sindicato dos Panificadores e da Abrabar

Os que se salvam
Usaram o bom senso e o respeito a constituição os seguintes vereadores que votaram à favor do Executivo: Padre Roque (PR), Rodrigo Gouvêa (PTC) e Roberto Fú (PDT). A única abstenção foi de Roberto da Farmácia do Vivi (PTC). Faltaram a esta sessão Jairo Tamura (PSB) e Tito Valle (PMDB) que participam de um seminário nacional em Salvador (BA) e Sandra Graça (PP) que está em curso profissional.

O demagogo
Acho que este resultado mostra que os vereadores londrinenses estão coerentes às políticas nacionais de controle do tabagismo e movimentos internacionais. O tabagismo é um problema de saúde pública e a restrição em áreas abertas e fechadas é uma necessidade, comentou Almeida ao final da votação. Questionado sobre o valor da multa ele não soube responder alegando que este não é o objetivo da lei. Não estamos restringindo a liberdade dos fumantes e sim defendendo a liberdade dos não-fumantes de não serem contaminados, acrescentou.

A reação
Para o presidente Associação Brasileira dos Bares e Casas Noturnas Fábio Aguayo, a lei aprovada – hoje – pela Câmara de Londrina é demagógica e hipócrita. Como é que vão desestimular o tabagismo incentivando que as pessoas fumem dentro de casa e perto das crianças? Será que estes vereadores não tem nada mais interessante para discutir? Esta decisão só servirá para gastarmos dinheiro com advogado, perdermos tempo na Justiça e derrubar uma lei inconstitucional, reclamou Aguayo ao utilizar o artigo 5o da Constituição de 1988 para justificar sua posição.

Validade
A estimativa é que a lei seja publicada no Diário Oficial do Município em – aproximadamente – 10 dias. A partir daí, ela estará em vigor e poderá ser contestada judicialmente, inclusive com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada por qualquer cidadão.


Sobe
O encontro realizado nesta quinta-feira em Brasília da Associação Brasileira de Advogados Públicos que discutiu a valorização da advocacia pública nos estados, no Paraná a batalha se arrasta há anos, com o governador Beto Richa a esperança aumentou

Desce
A violência esta descontrolada em Curitiba ninguém está ileso de sofrer qualquer tipo de situação constrangedora e humilhante, a Secretaria de Segurança pública esta devendo um maior dialogo com a sociedade civil organizada