Inaugurada  em 24 de março deste ano, a Arena Plaza  é a mais nova atração turística de Barcelona. Ocupa o prédio de  110 anos- (1900)-,  que era a praça de touros  – Las Arenas –  onde, por  mais de um século,   foi cenário de corridas de touros, espetáculos de ópera, zarzuela, circo e lutas . Em 1966 foi palco para o espetáculo dos Beattles. Serviu também como quartel geral durante a Guerra Civil Espanhola, entre os anos  1936 e 1939.  A última corrida por realizada em 9 de junho de 1977.Hoje é   ponto de encontro, lazer, centro cultural e de eventos.

Desde que as touradas deixaram de ser politicamente corretas, o espaço recebeu projeto do arquiteto inglês Richard Rogers, o mesmo que criou o Centro Pompidou em Paris e a ampliação do Terminal T4 do aeroporto de Barajas, em Madri. O início das obras foi em 2005, trabalhos que duraram seis anos. A fachada neo mudejar projetada pelo arquiteto August Font i Carreras foi conservada, por ser historicamente importante e ter valor simbólico, já que fez parte da paisagem diária barcelonesa durante mais de um século. Custou na época 1.650.000 pesetas e foi propriedade da Banca Marsans. Mas o interior , que tinha 52 metros de diâmetro e espaço para  16 mil pessoas, foi destruído dando lugar ao imenso shopping moderno. Usando a forma redonda, pouco utilizada na arquitetura de  hoje, a que foi a melhor praça de touros da Espanha agora oferece, em  300 metros de largura e  seis andares  sustentados por 8 colunas com 12 toneladas cada uma, 116 lojas, espaços de lazer, escritórios, e um Museu do Rock, considerado o primeiro no gênero na Europa.
Sua posição, diante da Feira de Barcelona e da avenida que comunica a cidade com o aeroporto, a Arena Plaza já se transformou em um dos destaques turísticos mais procurados, permitindo uma visão de 360º  sobre Barcelona, em uma altura de 27 metros. Em 40 mil metros quadrados estão lojas de moda, área de alimentação, ginásio,cinemas. No piso superior, um espaço coberto para eventos, com  o mirador sobre a cidade. No subsolo, estacionamento e entrada para o metro. O terraço é acessível internamente por escadas rolantes e elevadores e também por um elevador externo.

PRAÇA ESPANHA — Criada para a Exposição Mundial de 1929, a Praça Espanha é a porta de entrada para o centro da cidade, a partir de Llobregat, caminho do aeroporto e principais artérias , como Gran Via de les Corts Catalanes, Avinguda del Paralel e Carrer Tarragona. E a estação de Sants fica a apenas 300 metros de distância. Aos pés de Montjuic, da Feira de Barcelona e do MNAC, a região é um dos locais mais visitados pelos turistas, executivos e espanhóis que chegam a Barcelona. A fonte, no centro da praça, foi projeto de Josep Meira Jujol, claramente influenciado por Gaudi, com quem trabalhou na Casa Milá e no Parc Guëll. A avenida de Reina Maria Christina, utilizada para grandes feiras e ladeada por 2 torres venezianas, leva ‘a Fonte Mágica e ao Palácio Nacional de Montjuic
PARQUE JOAN MIRÓ
A área atrás da Arena era conhecida como Parc de l´Escorxador ou Parque do Abatedouro, junto do matadouro da arena, na época das touradas. Em 1980 o parque foi rebatizado como Parc de Joan Miró, marcado por uma escultura de 22 metros, chamada de Dona i Ocell – Mulher e Pássaro. A idéia original era de criar uma verdadeira floresta de esculturas, mas a morte de Joan Miró em 1983 impediu a implementação do projeto.

SEXTA FEIRA NEGRA É PARA COMPRAS — Black Friday, na sexta feira, sempre no feriado de Ação de Graças nos EUA,  as lojas entram em liquidações incríveis:eletrônicos, roupas, artigos esportivos, bolsas, sapatos e brinquedos podem ser comprados com até 90% de desconto é tradição nos Estados Unidos, que duram um único dia.
Se voce faz parte dos brasileiros compristas – e quem não faz – arrume as malas que   a próxima edição acontece em 25 de novembro. E descanse durante o dia, porque a noite vai ser longa. Outlets, lojas de departamento e até as conhecidas Apple Store, Nike, Disney Store, Calvin Klein e Lancôme são exemplos das centenas de marcas que entram anualmente em liquidação. Para os que preferem não enfrentar a correria, mas não querem perder a chance  de aproveitar os descontos, a boa notícia é que a maior parte das lojas permite também a compra online para quem está no país.

Se você é comprador de primeira viagem, vale a pena seguir  dicas, garantido 100% de aproveitamento da Black Friday. Faça uma lista de compras; fique ligado nas propagandas e lançamentos de promoções e pesquise  preços da edição anterior.  Faça um bom roteiro, corra para as compras e, durante a madrugada, garanta o primeiro lugar na fila.

Para descansar antes e depois da madrugada agitada, a  hospedagem pode ser em um dos hotéis do grupo Apple Core, que oferece preços especiais para quem vai aproveitar as promoções de Nova York. As diárias para a data custam a partir de US$189.99, mais as taxas. A boa localização (estão próximos de pontos como o Little Brazil, a 5ª Avenida e a Avenida Lexington) e  o conforto, são básicos e incluem  café da manhã, internet Wi-Fi, jornais diários, telefone com correio de voz privativo, ligações gratuitas para qualquer lugar dos Estados Unidos, academia e centro de negócios 24 horas.
Veja mais no www.newyorkhotels.com.br. Informações do evento estão em www.blackfriday2011.com

LUFTHANSA COM TARIFAS ESPECIAIS — A companhia aérea alemã lançou promoção de tarifas para destinos na Ásia, como Pequim, Hong Kong, Tóquio e Delhi, cobrando apenas 1875 dólares pelos bilhetes de ida e volta, (Pequim), partindo do Rio ou de São Paulo.
Quem comprou as passagens até 31 de outubro, vai poder realizar a viagem entre 1 de novembro e 14 de dezembro, desde que a permanência no destino seja de no mínimo seis dias e no máximo três meses. A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Munique e também para Frankfurt, oferecendo dos dois centros conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Desde 30 de outubro a empresa está ligando o Rio de Janeiro a Frankfurt cinco vezes por semana. Veja detalhes no www.lufthansa.com

TURISMO NA ALEMANHA —  O mercado de turismo alemão vem crescendo nos últimos anos e registra índices de recebimento de turistas superior à média mundial, destacou Maria Valle Lopez, diretora do DZT na America do Sul. De janeiro até agosto de 2011, a Alemanha já computou mais de 43 milhões de pernoites estrangeiros, 6,2% a mais do que o mesmo período do ano passado. Em 2010, foram 225,8 milhões nesse período, sendo o terceiro país com mais pernoites na Europa, atrás da Espanha e da Itália. No mesmo ano, o país foi o segundo maior destino turístico dos europeus na Europa, atrás apenas da Espanha, registrando 40 milhões de viagens. Esse resultado mostra um crescimento de 11% das viagens de europeus para a Alemanha, na comparação com 2009. O Centro de Turismo Alemão (DZT) participou, nos dias 24 e 25 de outubro, do Workshop Descubra a Europa (WIDE), uma iniciativa da Comissão Européia de Turismo (CET). O Workshop foi realizado em dois módulos,  um deles no Hotel Renaissance e o outro na Fecomércio, visa criar oportunidades de negócios entre fornecedores europeus e o trade turístico brasileiro. 15 países estiveram presentes junto com a  Alemanha, como a Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, República Tcheca e Suíça. No evento, o Centro de Turismo Alemão  apresentou os destaques da Alemanha para 2012, representando o país europeu junto com empresa de cruzeiros AIDA Cruises, as representações de Turismo de Munique e VisitBerlin.

MAGIA NOS MERCADOS NATALINOS EM PRAGA — Para os tchecos as celebrações do Natal começam  quarto semanas antes quando as luzes natalinas são acesas nas principais praças totalmente decoradas. Este ano, a árvore de Natal da Praça da Cidade Velha, em Praga, será solenemente iluminada no sábado, 26 de novembro, às 17 hs junto  ao famoso Mercado de Natal colorido com  artesanato, pães de gengibre, cerâmicas, brinquedos, bijuterias, cristais. Entre as delícias encontradas nos mercados ao ar livre, destaque para o  trdelník (massa doce coberta por açúcar e nozes),  varios tipos de salsichas, castanhas e nozes, sempre acompanhado de vinho quente, o grog europeu.  Entre 27 de novembro e 1º de janeiro também é opção o mercado de Natal na  Praça Venceslau (Václavské námìstí), no coração da capital tcheca http://www.praha.eu/jnp/en/home/index.htmlEm Brno, a segunda maior cidade tcheca, mercado de Natal, é atração que começa dia 25 de novembro, quando a árvore de Natal será acesa,  e  segue até 23 de dezembro nas praças Námìstí Svobody y Zelný trh e na rua Radnická. http://www2.brno.cz/index.php?lan=enDia 10 de dezembro começa o mercado de Natal de Rožnov pod Radhoštìm, cidadezinha pitoresca aos pés dos montes Beskydy, com artesanato e presentes, exposição e trajes tradicionais http://www.roznov.cz/the-town-of-roznov-p-rVale a pena visitar o mercado de Natal de  Èeský Krumlov, na Bohemia do Sul, de 27 de novembro a 6 de janeiro, na praça Námìstí Svornosti é a festa. Em Èeský Krumlov , além do mercado, concertos de Natal e programação cultural, e também mostra onde é ensinada a decoração de pães de mel natalianos. Nas quatro semanas anteriores ao Natal a cidade  realiza outros eventos como a distribuição de presentes no dia de São Nicolau, o correio ao Menino Jesus pedindo presentes,  canções e danças, além de presépio vivo. http://www.ckrumlov.info/docs/en/atr176.xmlEm  Èeské Budìjovice, ainda na  Bohemia do Sul, os mercados de Natal  são um grande atrativo, especialmente para compra de enfeites de Natal . De 12 a 18 de dezembro na praça Námìstí Pøemysla Otakara II.http://www.c-budejovice.cz/en/stranky/welcome-page.aspxKuks – Mercados pré natalinos acontecem também em Kuks, antigo monsteiro e hospital ,dias  12 e 13 e 19 e 20 novembro http://www.hospital-kuks.cz/en/

NATAL EM CASTELOS E PALÁCIOS — Hoøovice- O palácio romântico, entre a região de Plsen e a Bohemia Central  atrai visitantes  na época do Natal , que são recepcionados por guias em trajes típicos, narrando histórias natalinas e suas tradições.Nos fins de semana :dias 3,4,10,11, 17 de dezembro. http://perseus.gc-system.cz/mesto-horovice.eu/Horšovský Týn, cidade na Bohemia do Oeste terá um autêntico mercado de Natal, bem tradicional,  com presépio vivo. Dia  18 de dezembro, a partir das 9 da manhã, continuando também no dia seguinte. http://www.horsovskytyn.cz/Hrubý Rohozec – No palácio de Hrubý Rohozec perto da cidade de Turnov  acontecem  visitas natalinas. Alí é possivel aprender  como vivia a nobreza e como os nobres festejavam as festas natalinas. Há  exposição de presentes. http://www.hruby-rohozec.eu/en/Mais informações: Escritório de Turismo da República Tcheca no Brasil – Email: [email protected]