Atualmente 48% das mulheres e 50,1% dos homens brasileiros, acima de 20 anos, estão acima do peso. A estimativa, de acordo com os dados da pesquisa do IBGE, é que em 2020 cerca de 30% dos brasileiros também sejam gordinhos. Em números absolutos, mais de 55 milhões de pessoas terão uns quilinhos a mais. Com tantos gordinhos no país, o segmento de moda plus size ganha cada vez mais adeptos e o mercado cresce dia a dia. Melhor do que estar na moda, é saber usá-la a seu favor, e às vezes isso se torna difícil para quem veste acima do 44. Há tempos atrás, era quase impossível encontrar peças grandes e modernas. Hoje, a moda plus size ganhou força e inclusive confecções brasileiras se especializaram no segmento, trabalhando com as tendências de moda mundial. Grandes estilistas também já aumentaram a numeração em suas lojas e quem não acompanhar, corre o risco de perder um mercado de alto potencial.

Esqueça os conjuntos de malha, os looks preto total e a chatice de ser uma gordinha em um mundo de mulheres altas e magras: a moda agora é para todas, com todas as suas cores, padronagens e tecidos. O mercado plus size ganha cada vez mais força. As marcas vêm ampliando a numeração das peças, criando linhas descoladas e deixando feliz uma multidão de mulheres que estão acima do peso, mas que gostam de se sentir bonitas.

Iria Tambosi é proprietária da rede de lojas Enigma, em Curitiba. Há 18 anos surgiu a ideia de abrir o primeiro empreendimento voltado aos tamanhos especiais. Desde então ela não parou mais. Já são sete lojas distribuídas em Santa Catarina e no Paraná. O negócio da mãe influenciou também a família. Karla Althoff, filha da empreendedora, abriu uma loja de moda plus size em Blumenau/SC. Já o outro filho dela atua no financeiro das lojas da mãe.

Para Iria, ainda há deficiência no mercado de moda para os gordinhos jovens, mas a situação começou a mudar nos últimos anos. Ela comenta que quando se falava em tamanhos especiais a primeira coisa que vinha na cabeça eram roupas para senhoras, mas que isso já não é mais assim. Ela acredita que o segmento é promissor e a clientela, bastante fiel. Ela destaca também que o objetivo não é fazer apologia à obesidade, mas mostrar que sobrepeso e a felicidade combinam, e a moda adequada aos gordinhos contribui para isso.

Dicas para se vestir

1. Compre a roupa do seu tamanho! Não se engane! Reconheça o seu real tamanho.

2. Escolha a roupa íntima que lhe ajude. Sutiã bem ajustado, um body, uma calcinha exatamente para o seu tamanho ajuda a camuflar as protuberâncias dos quilinhos a mais.

3. Não esconda suas curvas. Não compre aquelas roupas exageradamente largas! Você não precisa parecer que está vestindo um saco! Valorize-se.

4. Não use roupas grudadas demais. Esse é o erro mais comum de mulheres plus size.  Joga todo o look no chão. O bom senso precisa prevalecer na hora de vestir.

5. Saias devem terminar na altura do joelho, onde termina a rótula. Desse jeito fica mais elegante. Saias muito curtas dimensionam o tamanho da pessoa.

6. Chame a atenção para os seus pés. Use sapatos poderosos, coloridos, chiques. A atenção pode ficar nos seus pés com charme e estilo, sem perder todo o resto da sua produção. Por isso, combine cores, texturas.

7. Evite elástico na cintura. Em geral, calças, shorts ou saias com elástico aumentam o volume. Disfarce o volume!

8. Decotes abertos são mais interessantes! Decote V alonga o pescoço e traz a atenção para o colo.

9. Cores nas roupas. Esqueça aquela máxima: preto disfarça. Tudo sempre preto deixa o look  muito cansativo e chato. Use  e abuse das cores. Isso demonstra que a mulher não está o tempo todo interessada em se esconder atrás do uso  do preto.  A moda é um mundo colorido de possibilidades.

10. Use e abuse dos dos acessórios. Bijuterias, pulseiras e cintos podem fazer maravilhas por você. Para disfarçar o volume de algumas regiões, você pode chamar a atenção para outras partes do seu corpo com esses acessórios.