Será no dia 16 de dezembro, em Guaratuba, a abertura da Operação Verão 2011-2012. As ações seguem até 26 de fevereiro, um domingo após o Carnaval. A data foi definida em reunião na semana passada no Palácio das Araucárias, sede do governo, para apresentação dos planos de trabalho das diversas secretarias e órgãos envolvidos no projeto, em conjunto com representantes das prefeituras de municípios do Litoral.

A Operação Verão envolve diversas secretarias e órgãos da administração estadual, todos empenhados no planejamento de medidas e da estrutura necessária para garantir segurança, tranquilidade e conforto aos veranistas e moradores do Litoral.

SEGURANÇA – No que diz respeito à segurança, a Polícia Civil dividiu a operação em duas etapas. De acordo com o delegado Luis Carlos Oliveira, em cada uma haverá 132 policiais extras, entre investigadores, delegados e papiloscopistas, para dar suporte ao trabalho nas delegacias do Litoral. O trabalho será reforçado nos fins de semana, com Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) e com a presença do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), grupo de elite da Polícia Civil, nos fins de semana, em pontos estratégicos, para combater o tráfico de entorpecentes. O Serviço de Apoio a Crianças Desaparecidas (Sicride) irá distribuir pulseiras para identificação de crianças.

No âmbito da Polícia Militar, além dos 388 policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, a equipe será reforçada com outros 424 policiais, que serão divididos em quatro subáreas. O trabalho da PM também será reforçado nos fins de semana com ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Batalhão de Trânsito, da Polícia Montada e da Companhia de Eventos, além da Força Verde e do trabalho da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

Uma das novidades deste ano no trabalho do BPRv é um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem para implantar um sistema inteligente de fiscalização nas estradas com auxílio de câmeras que identificarão os veículos para verificar pendências como o não pagamento do IPVA e do licenciamento, entre outros problemas.

Ainda na área de segurança, o 8º Grupamento dos Bombeiros terá quase mil homens atuando como guarda-vidas em 105 pontos ao longo da orla, no período das 8 horas (7h30 em alguns pontos) às 20 horas. Serão empregadas 25 embarcações de salvamento e resgate em praia. O trabalho contará com apoio de uma aeronave do Grupamento Aéreo da Secretaria da Segurança (Graer) e com quadriciclos equipados para atendimento inicial a vítimas de afogamento.

LIMPEZA E MEIO AMBIENTE – O Instituto das Águas do Paraná informou que está pronto para iniciar o trabalho de limpeza pública nos municípios, a partir de 1º de dezembro, com ações prévias de roçada e retirada de caliça de obras nas residências, limpeza e varrição de ruas, praias e trilhas. A partir de 15 de dezembro começam a trabalhar as equipes de coleta de lixo domiciliar e de material reciclável, bem como nas ações de conscientização ambiental.

Serão instaladas 1,2 mil lixeiras ao longo da orla paranaense. As empresas contratadas irão empregar 550 pessoas nos trabalhos. O Águas Paraná está investindo R$ 10,1 milhões na coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos e outros R$ 2,1 milhões em uma licitação para obras de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais da região, para prevenção contra alagamentos.

O Instituto Ambiental do Paraná, em parceria com o Águas Paraná e Secretaria do Meio Ambiente, vai desenvolver atividades de orientação e educação ambiental no Litoral e nas costas Oeste e Norte do Estado. O instituto também preparou um programa de visitação de parques estaduais e outras unidades de conservação e vai fiscalizar questões ligadas à flora, fauna e restinga e áreas de mar aberto. O IAP novamente ficará responsável pela análise e divulgação das condições de balneabilidade da água em 23 pontos de coleta no Litoral.

SAÚDE — A Secretaria da Saúde informou que, além de inovar com a implantação do Centro de Recuperação de Afogados, que deve atender 100% dos casos de afogamentos no Litoral durante o verão reforçou as contratações de equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em hospitais e postos de atendimento. Serão contratados 4.752 plantões, que somam 57 mil horas trabalhadas. Também será reforçado o estoque de medicamentos e materiais médicos dessas unidades.

Graças a uma parceria com a montadora Renault, que doou seis ambulâncias novas, teremos bons veículos a serviço da população durante a temporada sem custos maiores para o Estado e sem que fosse preciso trazer ambulâncias de outras regiões. Além disso teremos uma UTI móvel muito bem equipada, explicou Vinícius Filipak.

Outra ação da Saúde será feita pela Vigilância Sanitária, em parceria com os municípios, com a implantação do programa Promar, de controle e monitoramento de agravos no Litoral. O objetivo é ter um plano permanente de ações de vigilância em saúde que envolve desde monitoramento da qualidade da água e dos alimentos, intoxicações, até ao cultivo de ostras e ações em eventos adversos.

ENERGIA e ÁGUA — A Copel e a Sanepar também estão reforçando as equipes de atendimento e de manutenção de redes no Litoral. A Copel implantou uma nova subestação de energia em Guaratuba, para garantir o fornecimento durante a temporada e fez diversas operações de manutenção de equipamentos.

A Sanepar está fazendo um trabalho permanente de pesquisa da rede de abastecimento de água, para evitar vazamentos. A empresa terá 140 empregados no Litoral na temporada e 130 contratados de empresas terceirizadas. Para garantir o abastecimento, a empresa mantém 20 reservatórios, com capacidade para 38 milhões de litros de água.

A empresa vai colaborar com as ações de coleta de resíduos distribuindo aproximadamente 200 mil sacos de lixo de 10 litros, 50 bituqueiras, para bitucas de cigarro, e outros 1.200 tambores para lixo, além de contratar uma equipe de coletores de lixo com 48 pessoas, para trabalhar das 10h30 às 17h30. A companhia também prepara o lançamento de um serviço inovador de limpeza da areia das praias ao longo dos 61 quilômtros da orla paranaense.

O Provopar Estadual vai concentrar as ações num programa de educação ambiental, em parceria com o Águas Paraná e IAP, para fortalecer as associações de coletores de materiais recicláveis. O programa vai envolver principalmente grandes condomínios, para destinar materiais recicláveis aos barracões das associações de coletores.