14º

São José dos Pinhais - Abertura da Casa do Papai Noel

29/11/11 às 21:26   |  Mario Akira - metropole@jornaldoestado.com.br

Será amanhã a abertura da Casa do Papai Noel no Parque da Fonte, em São José dos Pinhais. A solenidade acontece às 20 horas.  A Casa ficará aberta para visitação até o dia 23 de dezembro. Neste ano a Casa do Papai Noel faz parte do “Festival de Natal”, evento composto por diversas outras atividades na cidade, como a Fábrica dos Sonhos do Papai Noel, que será montada na rua 15 de Novembro, em frente à Catedral,e funcionará a partir de 14 de dezembro. A casa no Parque da Fonte fica aberta de segunda a quinta-feira, a partir das 18 horas e funcionará até às 22h30. Já entre sexta-feira e domingo, o horário para visitar o Papai Noel será das 17 horas às 22h30. A entrada custa R$ 3,00 nos dias de semana e R$ 4,00 nos finais de semana.

COLOMBO
Saúde nas escolas

O Programa Saúde nas Escolas de Colombo será ampliado. O termo de compromisso foi assinado na semana passada entre as secretarias de Educação e da Saúde. Desde 2009 por meio de uma parceira entre as secretarias, algumas escolas municipais têm recebido o atendimento das Equipes de Saúde da Família, através do Programa Saúde na Escola. Atualmente seis escolas, totalizando 3.071 alunos atendidos. A expansão prevista para o ano que vem ampliará o atendimento para 15 escolas municipais e cinco colégios estaduais, alcançando 12.140 alunos.

PINHAIS
Coleta seletiva

Dados do Departamento de Meio Ambiente de Pinhais mostram que entre 2009 e 2011 a coleta seletiva aumentou 82% no município, com destaque para o último mês de agosto que bateu recorde com 134 toneladas recolhidas. O crescimento na separação dos resíduos é creditado principalmente por iniciativas de conscientização realizadas pela Prefeitura nos últimos anos. Além das ações municipais, o aumento no consumo pela população e alterações na legislação como causas do crescimento na coleta seletiva podem também ser apontadas.

ALMIRANTE TAMANDARÉ
Eleições nas escolas

As escolas municipais e Cmeis de Piraquara realizaram, na semana passada, as eleições para a escolha de seus diretores. A eleição aconteceu no dia 19, e os votos foram contados no dia 21. Em média, os diretores eleitos tiveram os votos de cerca de 90% dos votos. O menor percentual foi de 64,5%, e houve escolas onde os candidatos vencedores tiveram 100% dos votos válidos. As eleições ocorreram em 20 escolas municipais e 13 Cmeis.

QUATRO BARRAS
Inglês

Os alunos da rede municipal de Quatro Barras terão incluídos, a partir do ano que vem, aulas de inglês na grade curricular do 3º ao 5º ano. Um projeto piloto, idealizado pela Secretaria de Educação, foi desenvolvido ao longo deste ano nas escolas Izair Lago, na Borda do Campo, e Ruy Valdir Pereira Kern, no Itapira, e mostrou resultados positivos. Os resultados do projeto piloto e a demonstração da metodologia das aulas serão passados aos pais nos dias 8 e 9 de dezembro, quando serão apresentadas as cantatas de Natal, com músicas em português e inglês.

BALSA NOVA
Centro de Saúde da Mulher

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança de Balsa Nova já está pronto. Com a conclusão das obras, resta agora a chegada dos equipamentos que virão por meio de uma parceria com o governo do Estado. Esta será a primeira unidade de saúde especializada no atendimento da mulher e da criança no município. A data da inauguração ainda será anunciada, dependendo de quando ele estará totalmente equipado para atender a população.

ARAUCÁRIA
Leax

Depois de quase nove meses estudando o mercado brasileiro e qual seria a localização mais estratégica para a instalação da  unidade de produção no Brasil, o presidente mundial do Grupo Leax, Roger Berggren, anunciou na segunda-feira que Araucária foi escolhida para sediar a primeira filial do grupo nas Américas. Segundo Berggren, a dúvida estava entre a região de Curitiba e São Paulo, pela proximidade com as montadoras Volvo do Brasil e Scania, principais clientes da empresa fabricante de peças automotivas. Para iniciar suas atividades, a empresa locou um barracão industrial  no Centro Industrial de Araucária (CIAR), mas no ano que vem deve começar a construir sua sede própria.

CAMPO DO TENENTE
Homenagem

Os compositores do Hino de Campo do Tenente  foram homenageados pela Câmara Municipal. Acir Nereu Afonso Pereira recebeu o título de Cidadão Honorário de Campo do Tenente, e Gunther Urban (in memorium) recebeu uma Moção de Reconhecimento Público. Acir é autor da letra do Hino do município, e Gunther o responsável pela música.

Publicidade
0 Comentário