Com a aproximação das festas de final de ano a procura por imóveis para alugar no litoral aumenta. Mas, é preciso ficar atento para evitar surpresas e aborrecimentos durante a estadia. Por isso, o Secovi – PR dá algumas dicas que podem ajudar a evitar grandes dores de cabeça para locador e locatário.

A primeira atitude que deve ser tomada por quem está à procura de um imóvel para alugar é fazer uma visita pessoalmente. Mesmo que o anúncio seja bem feito e a fotografia mostre o local com clareza. Se não for possível ver o imóvel, peça para alguém de sua confiança dar o parecer.

Depois de encontrar o lugar que deseja alugar é hora de estabelecer um contrato. Isto serve tanto para segurança do proprietário quanto do locatário. Além disso, evita falsas promessas nos anúncios ou, então, que o imóvel esteja alugado para outra pessoa na data desejada.

De acordo com Valentino Edwin Pock, proprietário da Imobiliária Fio de Prumo que atua no litoral desde 1979, e associado do Secovi, o pagamento é feito em duas etapas. Na locação temporária quem aluga paga, normalmente, 50% do valor para reservar e os outros 50% são pagos quando entra no imóvel, afirma.

Ao descrever o anúncio é importante que haja sinceridade do proprietário. Se o imóvel possui fogão, geladeira ou até mesmo com relação à quantidade de vagas na garagem. Nos casos em que há piscina deve-se deixar claro se o uso é permitido.

As imobiliárias são ponto chave entre o dono do imóvel e o locatário. Por estar presente no local, ela pode ajudar o proprietário a resolver problemas de última hora, como um fogão que parou de funcionar um dia antes de quem alugou chegar ao imóvel, aponta Valentino.