O Instituto das Águas do Paraná iniciou na semana passada a retirada de lixo acumulado das ilhas de Superagui e das Peças, no município de Guaraqueçaba. A previsão é que mais de 45 toneladas de resíduos sólidos sejam removidos para Paranaguá entre os dias 10 e 18 de janeiro. Com o início da Operação Verão Paraná 2011/2012, o governo assumiu a responsabilidade pela coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos, que antes era uma obrigação apenas das administrações municipais. O diretor executivo do Águas Paraná, Everton Luiz da Costa Souza, disse que durante a temporada a coleta será permanente nas ilhas. 

Segundo ele, o governo assumiu essa responsabilidade para oferecer condições para os moradores e turistas. São áreas de beleza natural muito grande. Reservas ambientais importantes. Então o objetivo do Governo é fazer com que haja um uso adequado da população e que ela tenha prazer de usufruir os locais sem a presença de lixo, disse 

A coleta do lixo acumulado da Ilha de Superagui está prevista para iniciar nesta terça-feira (17). Será enviada uma embarcação para retirar 30 toneladas de resíduos que acumulou nos últimos seis meses. Temos uma grande quantidade lá e queremos retirar o mais breve possível, afirmou o diretor, ao explicar que existem funcionários da prefeitura realizando as coletas nas residências com freqüência. 

Na terça-feira (10), foram retiradas da Ilha das Peças cerca de 15 toneladas de lixo de domicílios e comércios. Foram retiradas na Ilha das Peças lixo remanescentes de pelo menos dois anos que estavam lá, garante o diretor do Águas Paraná, lembrando dos riscos à população por causa do lixo exposto ao ar livre. 

Ele explica que o local onde estava depositado o lixo era inadequado. Agora a ilha está limpa. Graças ao trabalho que envolveu muita logística e cuidados, afirmou. O instituto Águas Paraná pede compreensão dos turistas e moradores das ilhas para que ajudem a manter a limpeza das vias, não jogando lixo no chão. 

Ilha do Mel – Outra que tem recebido atenção especial do Estado é a ilha do Mel. Sendo a maior e a que mais recebe turistas na temporada a unidade é a prioridade para a coleta diária do lixo. Estimativas apontam que sejam produzidas 12 toneladas diariamente na ilha. Para oferecer uma boa coleta, o governo reforçou a equipe de catadores com a contratação de 45 pessoas e implantou 70 lixeiras em todas as praias e ruas. 

Para a Ilha do Mel, O Instituto das Águas do Paraná criou uma estratégia específica que une coleta, transporte e destinação final diária de lixo, trabalho com a comunidade e apoio dos veranistas. A coleta é realizada por dez carrinhos da prefeitura. 

A intenção ainda é que sejam adquiridos veículos elétricos para facilitar o trabalho dos catadores. O lixo é diariamente encaminhado para duas áreas de transbordo, uma na comunidade de Encantadas e outra na de Nova Brasília. Esse barco manda o material para Paranaguá. 

Há 50 anos morando na Ilha do Mel, Roberto Santana Gonçalves lembra que muitas vezes o lixo ficava acumulado na frente das residências e comércios. Esse ano tá beleza. Tá melhor que os outros anos, porque agora tem a barca que tira o lixo três a quatro vezes por semana da ilha, e não acumula, disse ele, destacando a prioridade que o governo esta dando para o assunto. 

Municípios – A limpeza pública, com coleta de qualidade e contínua, é uma das maiores preocupações da equipe que planejou as ações da operação 2011-2012. O governo trabalha desde o início de dezembro na roçada de terrenos baldios, retirada de material de podas e de caliça de construção em residências, a varrição de ruas e limpeza geral das praias. 

A Águas Paraná também assumiu a responsabilidade pela coleta de lixo domiciliar urbano em parceria com os sete municípios. Para isso, foram investindo R$ 10,1 milhões para garantir a coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos nos municípios do Litoral. Para toda a região foram contratados 50 caminhões e 548 pessoas para a limpeza pública (coleta de lixo, limpeza e varrição de vias públicas e praias) e instaladas 1,2 mil lixeiras na orla paranaense.