A mobilização realizada por professores da rede estadual de ensino realizaram na Boca Maldita na manhã desta quinta-feira (08) fez com que as aulas fossem reduzidas em todo o Paraná.

A principal reivindicação deles é que seja garantida pelo governo estadual que um terço da carga horária seja destinada às horas-atividade. Eles também exigem a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública do país.

As outras reivindicações são o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, com a correção do valor para este ano, 22%; a criação de um melhor sistema de atendimento à saúde dos servidores e rapidez no processo de adequação do plano de carreira dos funcionários de escola.

Cerca de mil pessoas participaram da mobilização e 90% da categoria aderiu à paralisação parcial, que fez as escolas estaduais do Paraná ter 30 ao invés de 50 minutos em cada aula, afirmou a APP-Sindicato. Além do ato de Curitiba, outros núcleos do sindicato pelo estado promoveram mobilizações.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que o diálogo com os professores é prioridade e que reuniões mensais estão sendo realizadas para conversar sobre as reivindicações dos professores. Em relação às horas-atividade, a Seed afirma que pretende avançar no diálogo, preservando o direito da população a um ensino de qualidade.