A primeira semana de sessão na Assembleia ocorreu em ritmo morno na apreciação de projetos. Nos bastidores o andar é outro. Não só as eleições municipais agitam as conversas. A eleição da Mesa Executiva da Casa de Leis deu seu pontapé inicial.

Aposta
Uma dos debates mais acalorados é a possível candidatura do deputado Valdir Rossoni (PSDB) a mais dois anos conduzindo a Assembleia. Mesmo com um movimento que pretende colocar fim à reeleição na mesa, Rossoni tem condições de tirar essa ameaça do caminho. É homem duro, mas fala na frente. Por isso, respeitado por muitos dos seus pares.

Negociação
Na próxima segunda os funcionários do transporte público de Curitiba realizam assembleia a partir das 21h30 na praça Rui Barbosa. A reunião visa definir qual posição tomar na Campanha Salarial 2012. Uma greve geral logo após não está descartada.

Equilibrado
Sob o comando de Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, sindicato que representa os cobradores e motoristas de ônibus em Curitiba, as negociações devem ser claras e equilibradas, sem radicalidade, como sua atual administração. Após assumir o sindicato, com diversos problemas, o dirigente classista colocou a casa em ordem. Agora, trabalha para aumentar os benefícios para uma das classes de trabalhadores mais importantes de uma cidade.

Interior
Cidades pequenas no interior do Paraná também fervem com as eleições municipais deste ano. Conjecturas, reuniões e pesquisas internas já estão no cotidiano dos possíveis candidatos.

Caso
Pra citar um exemplo, Curiúva, colégio eleitoral com cerca de 11 mil eleitores, anda agitada. O grupo de oposição tem quatro pré-candidatos a prefeito – José Manoel, Dudu (PTB), Marlene (PP), Amadeu, Bicudo (PT) e Regina (PT)- e num consenso precisa definir o mais breve quem será o escolhido O certo que essa escolha deixará o grupo mais forte e unido para tentar derrotar a situação.