A Operação Carnaval da Polícia Militar prendeu 149 pessoas e apreendeu oito adolescentes e oito armas de fogo, nas cidades do litoral, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24). Foram abordadas 14.645 pessoas e 5.093 carros, em cinco dias. Foram enviados ao litoral mais 204 policiais militares para se juntarem aos 800 que já atuavam na Operação Verão.

O resultado é bastante positivo e reflete o esforço da PM e do Governo do Estado em proporcionar segurança a quem escolheu o litoral paranaense para passar o feriado, avalia o subcomandante-geral da PM e comandante da Operação Verão, coronel Cesar Alberto Souza.
O plano de férias dos policiais militares foi feito com antecedência, para que todos os policiais disponíveis participassem do policiamento no Carnaval.

As armas apreendidas são três revólveres, três pistolas, uma espingarda e uma garrucha. Foram registrados pela PM, 46 furtos, 37 lesões corporais, 179 ocorrências de perturbação do sossego e 25 de perturbação da tranquilidade, quando há intenção de incomodar alguém em específico.

O principal objetivo da operação foi aumentar a segurança dos milhares de pessoas que vieram ao litoral para se divertir ou descansar, ressalta o tenente-coronel Flávio José Correia, comandante operacional da Operação Verão.

Os policiais apreenderam 143 veículos irregulares (carros e motos), emitiram 746 autos de infração e registrados 25 acidentes, nas áreas urbanas. No trânsito rodoviário, foram registrados, no feriado, 26 acidentes, nenhuma morte, nove feridos e nenhum atropelamento. Ainda nas estradas do litoral foram presas 15 pessoas e emitidas 42 autuações referentes à embriaguez, e 842 autuações por excesso de velocidade.

A Polícia Militar registrou 17 crimes ambientais, quatro contra a flora, três contra a fauna, oito de pesca e dois de poluição sonora. Foi um Carnaval tranquilo para o meio ambiente, avalia o comandante da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), capitão Durval Tavares Júnior.

De acordo com informações do subcomandante-geral da PM, houve aumento de 30% no número de foliões em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, com relação ao ano passado. A operação foi um sucesso, uma das maiores que já participei. O resultado se deve a distribuição do pessoal, inclusive das escolas de formação, aos equipamentos novos como motos, bicicletas, viaturas, barco e helicóptero, todos aplicados para a melhor segurança da população, destaca o Coronel César.

Participaram da Operação Carnaval policiais militares de todas as unidades do Paraná disponíveis à Operação Verão Costa Leste, nas áreas ostensiva, ambiental, urbana, rodoviária e Corpo de Bombeiros. Para o reforço das atividades também participam integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) com o Cotamotran, da Companhia de Eventos, do Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e da Escola de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).