A comunidade internacional deve se unir para pressionar o líder sírio, Bashar al-Assad, a renunciar, afirmou nesta sexta-feira (24) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no momento em que agentes humanitários começaram a retirar civis feridos da cidade sitiada de Homs.

“Todos nós que vemos imagens terríveis vindas da Síria e de Homs recentemente reconhecemos que é absolutamente imperativo que a comunidade internacional se reúna para enviar uma mensagem clara ao presidente Assad de que é hora de uma transição”, disse Obama a repórteres.

“É uma hora primordial para acabar com a matança de cidadãos sírios pelo próprio governo deles”, disse ele, depois de uma reunião com a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt.

Assad tem enfrentado uma crescente pressão internacional para que as forças de segurança sob o seu comando parem de atacar os manifestantes pró-democracia que há 11 meses exigem o fim de seu regime.

A onda de manifestações que varreu o norte da África e o Oriente Médio, conhecida como “Primavera Árabe”, já derrubou os líderes de Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen, mas tem encontrado forte resistência na Síria.