Uma nota oficial da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) confirmou nesta sexta-feira (24) o resultado do Carnaval 2012 de Curitiba: o empate entre Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza. Elas haviam sido declaradas campeãs no domingo (19), mas duas escolas entraram com recursos para impugnar o resultado.

Na contagem dos votos dos jurados do desfile, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza terminaram com 163 pontos. O regulamento previa que, em caso de empate, seria sorteado um dos dez quesitos avaliados. Se houvesse diferença na nota, esse quesito decidira o título. Mas, no quesito sorteado, houve novo empate. Assim, a FCC decidiu dividir o título, alegando que o regulamento aprovado por todas as escolas não previa outro critério de desempate.

Uma das escolas que recorreu do resultado foi a Acadêmicos da Realeza, que pedia a anulação do voto de um dos jurados no quesito “Alegorias”. O argumento era que todos os votos que apresentavam rasuras foram invalidados. A outra escola que recorreu foi a Embaixadores da Alegria, que pedia a anulação do quesito Samba-Enredo, afirmando que a justificativa dada para as notas 8,0 e 8,5 não condizia com o regulamento, de acordo com a escola. A FCC afirma que as notas só são anuladas quando são inferiores a 5,0 ou rasuradas.