A Associação dos Médicos Legistas do Paraná se reúne com seus membros na próxima quarta-feira (07) para decidir o posicionamento da categoria sobre a proposta de reajuste salarial para a Polícia Científica divulgada pelo Governo do Estado na noite de quinta-feira (01). Segundo a presidente da entidade, Maria Letícia Fagundes, a tabela não é boa para os médicos. Os médicos legistas fazem parte da Polícia Científica.

Uma das principais questões apontadas por Maria Letícia é que o quadro traz uma diferenciação mínima para quem entrou no cargo há quatro anos (Classe 4, referência III), no último concurso, e quem está há mais de 20 anos (ainda Classe 4, referência II).

Outro aspecto muito importante para os médicos legistas é a progressão de carreira. Isso não foi discutido na negociação do sindicato com o governo e é mais importante para nós médicos do que o próprio reajuste, diz a presidente da Associação. Atualmente, um médico legista demora 60 anos para conseguir se aposentar. A carreira tem quatro classes, com três níveis em cada.

Segundo Maria Letícia, essas falhas na negociação com o Governo do Estado aconteceram porque a Associação foi impedida de sentar na mesa de negociações. Fomos representados pelos colegas da Criminalística e o diretor do Instituto Médico Legal, cargo nomeado pelo próprio Governador, explica.

A Polícia Científica é formada por funcionários do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML). Na Criminalística existem os peritos criminais. No IML os químicos legais, toxicologistas, auxiliares de necropsia e médicos legistas. Com exceção dos auxiliares, todos são denominados peritos.

A proposta de reajuste do Governo pode ser conferida na Agência de Notícia, pelo link: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=67892&tit=Richa-autoriza-novas-tabelas-de-remuneracao-para-policiais

Serviço

Assembleia Médicos Legistas do Paraná

Data: 07 de março, quarta-feira

Horário: 20hs

Local: Sede da Associação dos Médicos Legistas do Paraná

R. Lourenço Pinto, 196 – 7º andar, sala 701