A produção industrial do estado do Paraná apresentou queda de 11,5% em compração com os números de dezembro de 2011. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13). Das 14 regiões pesquisadas, a paranaense teve a segunda maior queda. Em primeiro lugar está a do Pará, com redução de 13,4%, e em terceiro o estado do Rio de Janeiro, com – 5,9%. Ao todo nove estados reduziram a produção no setor e nacionalmente houve queda de 2,1%.

Entre os estados onde a indústria cresceu, a Bahia mostra a maior expansão com 12,6%. Na sequência, estão as regiões do Nordeste (5,7%), Goiás (3,3%), Rio Grande do Sul (0,5%) e Amazonas (0,1%).

O desempenho do Paraná vai contra o registrado nos últimos três meses que foram de expansão no setor industrial.

Segundo o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, a redução está diretamente ligada à desaceleração de 35,8% na produção de veículos e automotores, especialmente, caminhões.

Ao se comparar a produção de janeiro de 2012 com a do mesmo período de 2011, o Paraná registrou aumento de 4,8%. A média nacional foi de redução de 3,8%. De um ano para outro, as áreas de edição e impressão de livros, brochuras e material didático interferiu diretamente para o crescimento acima da média nacional. De acodo com Sinval Dias dos Santos, houve também participação expressiva do setor de máquinas e equipamentos.