Recadastramento de funcionários, reavaliação dos contratos, estudos para implantação de painel eletrônico e ponto biométrico são algumas das medidas anunciadas pelo vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), o João do Suco,  presidente da Câmara de Curitiba, nesta sexta-feira (30). O parlamentar foi eleito em 19 de março.

As ações divulgadas começam pelo recadastramento dos servidores estatutários e comissionados do Legislativo, a partir da próxima terça-feira (3). O objetivo é a  atualização e uniformização dos cadastros. Após o recadastro, a administração poderá realocar  os servidores, conforme as competências individuais, e promover políticas de valorização e capacitação.
João Cordeiro informou que todos os contratos mantidos pela Câmara de Curitiba serão reavaliados e o protocolo do Legislativo será reestruturado, de forma a centralizar os processos administrativos, legislativos e de correspondência num sistema integrado. O presidente disse que a instituição manterá e ampliará a publicidade dos atos administrativos no Portal da Transparência, onde já constam informações sobre servidores, execução orçamentária, licitações, contratações, convênios, diárias e passagens.

O vereador também anunciou a realização de estudos para implantação da tecnologia biométrica nos processos da Câmara, para controle de frequência dos parlamentares e servidores. Esta intenção também abrange um painel eletrônico no plenário e sistema biométrico para votações e verificação de presença dos vereadores nas sessões. Igualmente aos funcionários deverá ser adotado o ponto biométrico.

João do Suco informou ainda que, na próxima segunda-feira (2), haverá a posse de 28 novos servidores estatutários, sendo 13 em carreiras de nível médio e 15, em carreiras de nível superior. Adiantou que fará nova chamada dos candidatos aprovados no último concurso público, para completar as vagas restantes.

O presidente da Câmara de Curitiba garantiu o cumprimento da nova Lei Orgânica do Município, que prevê o benefício  do vale-creche para os servidores da Casa. Os funcionários também participarão de um programa preparatório para a aposentadoria, a ser coordenado pelo setor de Medicina de Saúde Ocupacional e pelo Serviço Social.

Ainda anunciou a nomeação de um novo diretor-geral. A partir de segunda-feira (2), o cargo será exercido pelo administrador de empresas Vinícius José Bório. Pós-graduado em gestão de assuntos públicos, Bório é funcionário de carreira da prefeitura há 21 anos. Já respondeu pela chefia do serviço de publicidade, foi coordenador técnico da administração das regionais do Bairro Novo e Pinheirinho, assessor da superintendência da Secretaria do Governo Municipal e coordenador administrativo da Secretaria do Governo Municipal.