Nesta segunda-feira (09), o nível do Rio Negro chegou a 28,10m, apenas 1,67m a menos que o nível recorde, em 2009, de 29,77m. O coordenador da Defesa Civil de Manaus, coronel Ari Renato, afirmou que Manaus deverá decretar situação de emergência, pois a estimativa é que cheia afete mais de 20 mil pessoas.

Segundo Ari, as áreas próximas aos igarapés do São Raimundo e Educandos, nas Zonas Oeste e Sul, como Bariri, Beco da Bomba e Sulamérica, serão as mais afetadas pela cheia. “Fizemos o alerta às famílias para que elevem o assoalho de suas casas. Algumas áreas já estão parcialmente alagadas”, afirmou.

Entre sexta-feira (06) e domingo (08), o nível do Rio Negro subiu 21cm. O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, não descartou a possibilidade de que a cheia deste ano supere a histórica de 2009.

Marco explicou que o volume de água acima do normal no Rio Negro está associado à intensidade de chuvas na Cordilheira dos Andes e no início da calha do Rio Negro, além do represamento das águas provocadas pela cheia do Rio Solimões.