O Hana Matsuri, o Festival das Flores, celebra o nascimento de Siddharta Gautma, o primeiro Buda, nos moldes da tradição do budismo japonês. Atualmente ele é realizado em várias cidades do mundo. Em Curitiba é comemorado desde 2005, sendo hoje uma das principais festas da colônia nipo-brasileira na Capital.
Todos os anos atrai milhares de pessoas que acompanham as celebrações cuturais da festa — show de taikô (tambores), Odori e Yosakoi (dança), canções japonesas e artes marciais — como a gastronomia, sempre muito procurada nas dezenas de barraquinhas instaladas na festa, que neste ano aconteceu na Praça do Japão.

Na programação, teve o cortejo dos monges, que abriu o evento na manhã de sábado, e a cerimônia do Kanbutsue, banho de chá dado em uma pequena estátua do Buda, a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano. No artesanato os visitantes encontraram origami, kirigami, kimono, happi, bonsai, arte em bambu, ideogramas, móbiles, anime mangá, bonecos, bottons, figuras colecionáveis, entre outros.