Cigarros

20/04/12 às 00:00 Por Fábio Camargo - twitter.com @deputadofabio

O fechamento de uma grande fábrica de cigarros clandestinos em Curiúva, norte do Estado, mostra que o trabalho da Policia Federal deu resultado. Essa apreensão em grande quantidade de cigarros foi prevista há mais de um ano em Foz do Iguaçu. Uma audiência da CEI (Comissão Especial de Inquérito) instalada pela Assembleia Legislativa do Paraná, realizada na cidade de fronteira, no final de 2010, reuniu autoridades locais e estaduais para debater o tema do contrabando e descaminho.

Resultados
No encontro, com a presença do atual 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Guimarães (DEM), os participantes alertavam para a facilidade, devido à fronteira porosa, da entrada de cigarros de baixa qualidade no Brasil.

Nocivo
 Além de aumentar os danos à saúde, pela fórmula com presença de diversas substâncias químicas de baixa qualidade e proibidas em diversos países pela sua letalidade, outro problema era competição desleal com indústria nacional e a sonegação de impostos.

Delegado
Na reunião na Câmara dos Vereadores de Foz do Iguaçu, esteve presente o delegado federal José Alberto Iegas que estava ciente da situação e adiantava que a Policia Federal estava bem atenta, monitorando, e tomaria medidas. Mas antes precisava de tempo para desarticular a rede criminosa. Resultado apareceu agora, com Iegas como superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná (DPF).
 
Bicho do Paraná
Tem um pouco do Paraná na presidência do STF. O ministro Ayres Britto tomou posso no cargo de presidente nesta quinta-feira (19). Natural do Sergipe, ele foi homenageado ano passado pela Assembleia Legislativa do Paraná com o título de Cidadão Honorário do estado por seus serviços prestados na eleição de 2010. Uma medida sua quando presidia o TSE aumentou a transparência nos pleitos municipais ao substituir funcionários das prefeituras locais pelos do TRE.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop