Mistério e mando de campo. Esses são os trunfos do Coritiba para o duelo deste domingo (22), contra o Atlético, pela 10ª e penúltima rodada do returno do Campeonato Paranaense. A partida pode dar ao time do técnico Marcelo Oliveira o título do returno e, por tabela, uma vaga na final da competição. Mas também pode entregar o Estadual de bandeja ao rival.

Faltando duas rodadas para o fim do returno, o Coritiba lidera o returno, com 22 pontos. O Atlético, vice-líder, tem 20. Londrina e Operário aparecem logo em seguida, com 17. Se o time coxa-branca vencer, fatura o returno por antecipação e vai à final contra o próprio Atlético, campeão do primeiro turno. Se empatar, mantém-se a liderança e deixa a decisão para a última rodada – o Coritiba pegará o quase rebaixado Roma, em Apucarana, e o Atlético recebe o Paranavaí. Mas uma derrota faz com que o Furacão passe à frente, faltando uma rodada para o fim do returno.

Diante da responsabilidade do jogo, o técnico Marcelo Oliveira tem feito mistério. Fechou quase todos os treinos da semana – a exceção foi na quarta-feira (18). E alimentou dúvidas quanto à escalação. Não tem dúvidas, tem opções, despistou. São duas as posições em que pode haver alterações de última hora. Na lateral-esquerda, o ofensivo Eltinho tem sido o titular, mas pode dar lugar a Lucas Mendes, mais defensivo – e teoricamente mais talhado para parar o atacante Guerrón, do Atlético. No meio-campo, Oliveira havia dito que Everton Ribeiro seria o titular, mas deve promover o retorno do meia Lincoln, poupado nos últimos jogos.

O zagueiro Emerson, por sua vez deixou escapar que o time está definido. Nós sabemos (a escalação), mas faz parte, principalmente em clássicos, fechar (os treinos), afirmou o defensor, que foi um dos que mais trabalhou na semana – foi bastante exigido em jogadas aéreas ofensivas. Bom cabeceador, ele marcou, de cabeça, os 8 gols que o tornaram artilheiro do time no Estadual. Clássico é decidido em detalhes e esse é um detalhe importante, filosofou.

Na visão de Oliveira, outro trunfo a favor do Coritiba é o mando de campo – e, não menos importante, o fato de o Couto Pereira só ter torcedores do time da casa. Com o apoio total do torcedor, vamos fazer um grande jogo, afirmou o treindor. A presença do torcedor aumenta nossa possibilidade dentro de campo, já que a torcida vai empurrar o time.

 

Coritiba x Atlético

Coritiba
Vanderlei; Jonas, Démerson, Emerson e Eltinho; Júnior Urso, Tcheco, Rafinha, Lincoln e Roberto; Anderson Aquino. Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético
Vinícius; Gabriel Marques, Manoel, Bruno Costa e Héracles; Deivid, Paulo Baier e Ligüera; Guerrón, Marcinho e Edigar Júnio. Técnico: Juan Ramon Carrasco.

Árbitro: Antônio Denival de Morais

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 16 horas