Quatro regiões metropolitanas respondem por mais de 40% da capacidade hoteleira do país
As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador concentravam, em 2011, 40,6% da capacidade hoteleira do país, 46,3% das unidades habitacionais e 44,2% da capacidade total de hóspedes. Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011 - Municípios das Capitais, Regiões Metropolitanas das Capitais e Regiões Integradas de Desenvolvimento (PSH-2011) divulgada nessa quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo buscou quantificar os estabelecimentos de hospedagem localizados nos municípios das capitais, regiões metropolitanas e integradas de desenvolvimento (Ride) para conhecer suas características e mensurar a capacidade de hospedagem, em termos de número de unidades habitacionais e leitos, para os diversos tipos e categorias de estabelecimentos.
A região metropolitana de São Paulo, por exemplo, concentrava os maiores números de estabelecimentos (1.323 ou 17,7% do total), de unidades habitacionais (21% do total) e de capacidade total de hóspedes (146.381 ou 19,7% do total).
Em seguida vem a região metropolitana do Rio de Janeiro, com 609 estabelecimentos (17,7% do total), 38.565 unidades habitacionais (11,8%); e uma capacidade de hospedar 83.130 pessoas (11,2%).
Ocupando a terceira posição, a região metropolitana de Belo Horizonte registrava, em 2011, 589 estabelecimentos (7,9% do total), 21.809 unidades habitacionais (6,7% do total) e capacidade total de 48.393 hóspedes (6,5% do total).
A região metropolitana de Salvador concentrava 516 estabelecimentos (6,9% do total), 21.591 unidades habitacionais (6,6% do total) e capacidade total de 50.158 hóspedes (6,8% do total).
A região do Distrito Federal e Entorno também se destacou com 5,3% do total dos estabelecimentos, 5,1% do total de unidades habitacionais e 5,2% da capacidade de hóspedes.
A Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011 constatou que 67,3% dos estabelecimentos de hospedagem e 76,4% das unidades habitacionais estavam concentrados nos municípios das capitais.
Plantão
- 15:13 Leilão Sangue de Gandhi será vendido na Inglaterra
- 14:52 Declaração Barbosa critica sistema político brasileiro e defende…
- 14:43 Em Goiás Presa quadrilha acusada de roubar e adulterar leite
- 14:37 Bolsa Família Dilma diz que boato sobre o Bolsa Família é criminoso
- 14:37 Saúde Região Sul recebe 312 médicos em periferias e…
- 14:23 Acidente Ônibus atropela uma mulher e congestiona o trânsito…
- 14:12 Anos 70 Espetáculo “Elvis Las Vegas Concert” em Ponta…
- 14:05 Oportunidade UFPR abre concurso público para contratar técnicos…
- 13:52 Testes Honda Civic conquista o 1º lugar em avaliação…
- 13:40 Música Eletrônica Gui Boratto comanda a noite de quinta-feira na Vibe
- 13:33 Shopping Estação Alan Schlup ministra palestra na Livrarias Curitiba
- 13:26 Teatro da Reitoria Madrigal da UFPR apresenta obra de Banchieri na Reitoria
- 13:14 Audiovisual “Walachai” mostra uma Alemanha escondida dentro…
- 13:01 Terça Brasileira Orquestra Democratas faz show autoral no Paiol
- 12:59 TV Canal 1 Marília Gabriela vai ganhar novo programa no SBT
-
1
Confusão
Polícia contém confusão na entrada da PUC durante provas de concurso público
-
2
Fatalidade
Passeio de balão causa morte de turista brasileira na Capadócia
-
3
Trânsito
Oito pessoas ficam feridas em acidente ente ônibus e caminhão
-
4
Crime
Jovem com camisa do Paraná é assassinado por adolescente
-
5
Elenco
Paraná conta com time de especialistas na bola parada
- Destaques +lidos da semana
-
1
Falecimento
Morre aos 61 anos o radialista e cronista esportivo Silvio de Tarso 3
-
2
Eleições 2014
PSDB prepara superexposição de Aécio Neves 1
-
3
No ataque
Governador de Goiás chama ex-presidente Lula de "canalha" 1
-
4
Oposição
Aécio Neves é eleito novo presidente nacional do PSDB 1
-
5
Violência
Homem é baleado ao entrar por engano em favela no RJ 1













