Representantes de cursos de Direito de cinco universidades estaduais do Paraná foram a Brasília na semana passada para receber o selo de qualidade do ensino jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, que indica as melhores graduações da área no País. O selo foi atribuído a apenas 90 cursos de Direito, de um total de 1.219 existentes no País.

Fazem parte da lista os cursos das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Francisco Beltrão) e da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, em Jacarezinho, integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Os 90 cursos recomendados pela OAB correspondem a apenas 7,4% dos ofertados no País. Para elaborar a lista, a OAB analisou 791 cursos de Direito e fez uma média ponderada das notas obtidas pelos estudantes das instituições nos três últimos Exames de Ordem e da pontuação alcançada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009.

Para o coordenador do curso de Direito da UEM, Aroldo Luiz Moraes, o selo aumenta a responsabilidade da instituição. Isso nos obriga a manter a regularidade. Não podemos retroceder, só avançar, afirmou. A UEM obteve os quatro selos emitidos pela OAB até agora, em 2001, 2003, 2007 e 2011.

A coordenadora do curso de Direito da Unioeste em Francisco Beltrão, professora Andréa Benedetti, afirmou que indicações como essa sempre trazem alegria e novo ânimo aos professores. A recomendação feita pela OAB coroa o trabalho que vem sendo realizado desde a instalação do curso, em 2003, disse.