A taxa de desemprego subiu em nas sete regiões pesquisadas, aponta o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal o desemprego subiu de 10,1% em fevereiro para 10,8 % em março.

O contingente de desempregados foi estimado em 2,423 milhões de pessoas, 175 mil mais que no mês anterior. Este foi o terceiro mês seguido de alta no desemprego.

No saldo do mês passado foram fechadas 92 mil vagas nas sete regiões metropolitanas. Entre fevereiro e março a Indústria cortou 53 mil vagas e a Construção Civil reduziu outras 35 mil. O item Outros Setores, que inclui serviços domésticos, fechou 47 mil vagas. Na direção contrária, o setor de Serviços abriu 23 mil vagas e o Comércio criou 20 mil.

Por sua vez, a renda apresentou melhora, com o rendimento médio real dos ocupados subindo 0,9% ante janeiro, para R$ 1.459. Esse dado é apresentado com um mês de defasagem com relação à taxa de desemprego.

Já a massa salarial dos ocupados nas sete regiões cresceu 0,2% na comparação com o mês anterior, enquanto a massa de rendimentos dos assalariados caiu 0,60% ante o mês anterior.