O movimento nas principais rodovias que dão acesso a Curitiba pode crescer até 52% nos próximos dias. Na BR-277, entre Curitiba e o interior, a Concessionária Rodonorte estia que o fluxo pode superar os 50% do movimento normal no retorno do feriado. Entre esta sexta-feira e a próxima quarta-feira, são esperados aproximadamente 300 mil veículos nos principais segmentos da concessionária. Somente entre Curitiba e o Interior serão 170 mil, equivalente a um fluxo 25% maior para o período.
No outro extremo, a Ecovia prevê a passagem de 80 mil veículos nos dois sentidos da BR-277 até as praias do Paraná. Hoje, 10 mil veículos devem seguir em direção às praias com horário de maior movimento entre 19 e 20 horas, com pico de 800 carros. Na terça-feira, a viagem de retorno a Curitiba deve ter movimento intenso entre 16 e 20 horas, e picos de 1,6 mil carros podem ser registrados entre 17 e 18 horas — três vezes maior que o normal.

urante o feriado, a concessionária reforça a campanha Eu Vou Na Paz, lançada em setembro do ano passado, com o objetivo de conscientizar motoristas de que a atitude de paz nas estradas contribui para a redução das ocorrências. A mensagem será divulgada por meio de painéis posicionados ao longo da BR-277, assim como distribuição de folder na praça de pedágio.
A Autopista Litoral Sul lançou sua operação no feriado à zero hora de hoje. A expectativa de aumento do volume de veículos no período é de 31% no trecho sob concessão — BR-376, entre Curitia e a divisa com Santa Catarina —, nos horários de pico.
A expectativa da Autopista Planalto Sul é de aumento na frota circulante nos próximos dias em 40%, passando de 31.000 veículos para 43.400 nos dias de feriado, pelos trechos paranaenses da BR-116, entre a Capital e a divisa catarinense.
A Autopista Régis Bittencourt espera um aumento de 26% no volume de tráfego em relação aos dias normais na BR-116, entre Curitiba e São Paulo.