Primeiros observadores militares devem chegar à Síria na segunda, diz ONU

Serão 30 enviados; previsão é que missão chegue a ter 300 representantes

27/04/12 às 21:23 Das agências internacionais
Manifestação na Síria: governo do País é alvo da ONU (foto: Reprodução)

A Organização das Nações Unidas antecipou que os 30 primeiros observadores militares desarmados da missão de supervisão na Síria (UNSMIS) devem chegar ao país árabe na próxima segunda-feira (30), disse nesta sexta-feira (27) o porta-voz adjunto do organismo."A ONU está trabalhando a respeito e espera que a equipe inicial já esteja operando na segunda-feira", assinalou o porta-voz adjunto da ONU, Eduardo Del Buey, sobre a missão autorizada pelo Conselho de Segurança no sábado passado.

A previsão é que dentro de mais alguns dias, a UNSMIS estará com um total de 300 observadores, sob a direção do general norueguês Robert Mood, designado nesta sexta-feira como novo chefe dessa missão de "capacetes azuis" pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Buey ainda informou que a ONU está negociando com outros Estados-membros sobre contribuir com as tropas (da UNSMIS), mas os países que enviarão soldados ainda não podem ser identificados. Atualmente, há seis observadores militares da ONU na Síria, para verificar o cumprimento do plano de paz respaldado pelo Conselho de Segurança.

O plano de paz, em vigor desde 12 de abril, estipula a cessação das hostilidades, a retirada dos tanques das cidades, a libertação dos detidos de forma arbitrária e o início de um diálogo entre o Governo e a oposição, entre outros pontos.

0 Comentário
Blogs
Ver na versão Desktop