O 1º de Maio, Dia do Trabalho, será marcado por várias ações na Grande Curitiba. A maior delas neste ano deve acontecer em São José dos Pinhais, com o 1º de Maio Solidário da Força Sindical, evento que até o ano passado acontecia em Curitiba. A festa do trabalhador neste ano vai para o Parque São José dos Pinhais, com estimativa de ter presença recorde. São esperadas 140 mil pessoas.
De 2007 a 2011, o 1º de Maio Solidário era comemorado em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba, com cerca de 50 mil pessoas. O parque de São José foi inaugurado em 2011 e conta com academias da melhor idade, pista para caminhada e corrida, playground infantil, além de lago e quiosques com churrasqueiras e muito mais espaço. Por isso a projeção de que o público supere todos os outros anos. Esta é a 11ª edição do 1º de Maio Solidário.

O 1º de Maio da Força terá ainda a tradicional missa do trabalhador, a ser celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, shows com a dupla Guilherme & Santiago e artistas locais, brinquedos para as crianças, ações de cidadania, além de um amplo espaço de praça de alimentação.
Semana do Trabalhador — Além da festa em São José dos Pinhais, outros municípios da Grande Curitiba também preparam eventos para o trabalhador. Em Araucária, a partir de amanhã, a Secretaria Municipal do Trabalho Emprego (SMTE), promove a Semana do Trabalhador. As atividades irão acontecer na sede da SMTE e tem como principal objetivo falar sobre saúde, segurança e motivação no trabalho.
Durante os três dias de programação, de quarta até a sexta-feira, os trabalhadores terão palestras sobre segurança e saúde no trabalho, que serão ministradas pelo Senai e Secretaria Municipal de Saúde. A programação será aberta para todos os trabalhadores da cidade. Para participar basta comparecer até a SMTE e realizar a inscrição, que é totalmente gratuita.
Pinhais fará o mesmo. A Prefeitura de Pinhais promove na quarta até a sexta-feira a Semana do Trabalhador. Durante os três dias serão disponibilizadas diversas oportunidades de emprego, capacitação, orientação, entre outros serviços para a população. A ação será realizada na Agência do Trabalhador.