A poucas horas do fim do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, mais de um milhão contribuintes ainda não acertaram as contas com o Fisco, segundo balanço da Receita Federal
 
De acordo com dados do órgão, foram recebidos 23,74 milhões de documentos até às 15h desta segunda-feira (30). A expectativa do Fisco é de receber, pelo menos, 25 milhões de declarações em 2012. Com isso, faltam, pelo menos, 1,26 milhão de declarações para serem enviadas.
 
Quem precisa acertar as contas com o leão, tem até às 23h59 desta segunda-feira para fazer o envio da declaração e, assim, evitar a multa por atraso (cujo valor mínimo é de R$ 165,74).
 
Para aqueles que ainda não enviaram o documento, a orientação do supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir, é para entregar a declaração o mais rápido possível. “Quanto mais tarde é feita a entrega, mais riscos o contribuinte corre, pode dar problemas no computador, esquecer algo”, disse ele neste domingo (29).
 
Programa do IR
 O programa do IR deste ano e o aplicativo necessário para enviar o documento estão disponíveis para download na página do Fisco na internet. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones. Em caso de dúvidas, o contribuinte poderá procurar o tutorial do IR, que simula uma “linha de metrô”, ou consultar as perguntas respondidas pelo G1.
 
A declaração poderá ser enviada pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.
 
Restituições do IR
 Quem apresenta a declaração do IR mais cedo, sem erros ou omissões, também recebe a restituição do IR mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15 – quando a data não cai no fim de semana ou feriado. Nestes casos, o depósito é feito no dia útil seguinte.
 
Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores. Em junho do ano passado, por exemplo, no pagamento do primeiro lote do IR de 2011, 1,3 milhão de contribuintes idosos, de um total de 1,5 milhão de pessoas, foram beneficiados. Naquele momento, foram pagos R$ 1,9 bilhão em restituições.