O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, deverá comparecer às comemorações do Dia do Trabalho amanhã (1º) no Rio de Janeiro, onde a partir das 13h haverá uma festa no Sambódromo da cidade com shows de vários artistas, encabeçados pelo sambista Arlindo Cruz e pela cantora Preta Gil. O nome de Brizola foi confirmado para o posto hoje (30) pela presidenta Dilma Rousseff. Aos 33 anos, Brizola é o ministro mais jovem da administração de Dilma.

A festa no Rio foi organizada em conjunto pela Força Sindical, pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e pela Nova Central Sindical. A comemoração terá o lançamento de campanha para a redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários e pelo fim do fator previdenciário com valorização dos aposentados.

A informação foi dada hoje à Agência Brasil pelo presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro e membro do comitê organizador das comemorações do Dia do Trabalho, Francisco Dal Prá.

Segundo Dal Prá, a campanha abrange também a valorização do servidor público, a melhoria da saúde e da educação dos trabalhadores e a qualificação profissional. Outras questões também reivindicadas pelos sindicatos são mais desenvolvimento com juros mais baixos e igualdade de condições de salário para os homens e as mulheres.

Essas são as palavras de ordem e é o que nós vamos defender no 1º de Maio. Vamos fazer um trabalho de conscientização dos trabalhadores e das trabalhadoras para que a gente tenha unidade na defesa desses pontos de reivindicação, disse o sindicalista.

Os portões do Sambódromo serão abertos ao público pela manhã. Assim que passarem pelas roletas na entrada, os trabalhadores receberão cupons para concorrer ao sorteio de dois automóveis e de cinco motocicletas, que serão feitos nos intervalos dos shows – o primeiro está previsto para 14h.

A organização do evento estima que estarão presentes cerca de 70 mil trabalhadores para os shows dos cantores Naldo, Mariana Valadão, Grupo Molejo, além de Preta Gil e Arlindo Cruz.

Por causa da festa em homenagem ao Dia do Trabalhado, o MetrôRio estenderá o funcionamento da estação Praça Onze até a meia-noite. As demais estações fecharão para embarque às 23h (no horário normal de funcionamento em feriados), mas permanecerão abertas para desembarque. Haverá ainda reforço nos serviços de bilheteria e de segurança na estação Praça Onze – que dá acesso ao Sambódromo.

Na capital fluminense, bancos e Correios ficarão fechados amanhã. Já as feiras livres funcionarão normalmente em toda a cidade. Os supermercados não deverão abrir e os shoppings terão horários especiais.

O Consórcio Novo Rio, que administra a Rodoviária Novo Rio, estima que mais de 262 mil pessoas deverão passar pelo local durante este feriado prolongado. Um total de 515 ônibus extras foi disponibilizado para atender aos usuários.